Gabriel e a Montanha

Tipos de Gêneros dramáticos: Drama
Veja Rio:

Resenha por Miguel Barbieri Jr

Gabriel e a Montanha é um trabalho atípico na cinematografia nacional — não por acaso, a aventura da produção do longa foi assunto de matéria de capa em edição recente de VEJA RIO (“Uma aventura africana”, 1º de novembro). Trata-se da cinebiografia de um brasileiro, falada em boa parte em inglês, rodada na África e com nativos “representando” seus personagens.

A jornada é a do economista carioca Gabriel Buchmann, que, em 2009, partiu para o continente africano antes de começar seu doutorado em Los Angeles. Lá, quis entrar em contato com a realidade local e, longe dos pontos turísticos, hospedou-se em casas humildes. Em troca de cama e comida, Gabriel, interpretado com vigor e simpatia por João Pedro Zappa (foto), pagava os moradores com o (pouco) dinheiro da viagem. Entre outras façanhas, subiu ao topo do Monte Kilimanjaro, mas foi numa montanha do Malaui que a tragédia ocorreu. O diretor Fellipe Barbosa (do também inquietante Casa Grande) era amigo de infância de Gabriel e não economizou tempo nem energia para fazer um recorte da vida do colega. A trama reconstitui os setenta dias da estada do protagonista na África, onde ele visitou Quênia, Tanzânia, Zâmbia e Malaui. Além de percorrerem o mesmo caminho de Gabriel, Barbosa e sua equipe localizaram as pessoas com quem ele cruzou — e alguns depoimentos em off são de partir o coração. Um drama verídico com pegada documental ou uma honrosa homenagem a um brasileiro desconhecido. Por qualquer ângulo, o filme transborda verdade, empenho, afeto e coragem. Direção: Fellipe Barbosa (Brasil/França, 2017, 131min). 14 anos.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.