- Duração: 120 minutos
- Recomendação: 12 anos
Um dos mais famosos cineastas da Itália, Guido Cotini está empacado em uma crise criativa. Para arejar as ideias, ele se refugia em um spa em Veneza, mas o efeito é o contrário do esperado. Lá, ele será obrigado a lidar — ora no plano da realidade, ora em lembranças ou ainda em sonhos — com as mulheres importantes de sua vida. E elas são muitas: a esposa um tanto infeliz, a mãe severa, a amante fogosa, a impetuosa prostituta que conheceu na infância, sua exigente produtora e a musa de seus filmes. Encenado na Broadway em 1982, o musical de Maury Yeston (compositor) e Arthur Kopit (autor do texto) marcou época ao transpor para o palco o clássico 8½, emblemático longa de Federico Fellini, conservando dele os múltiplos planos narrativos e referências à psicanálise do suíço Carl Jung. A montagem de Charles Möeller e Claudio Botelho mantém o alto nível que consagrou a dupla, a começar pela escolha do protagonista: italiano radicado no Brasil, Nicola Lama é a locomotiva que, entre o ímpeto e a graça, capitaneia a produção e faz parecer fácil o dificílimo. A direção cênica, de Möeller, e a musical, de Botelho (responsável pelas fluidas versões das letras), contam outros tantos méritos na condução do elenco. Totia Meireles, vivaz como produtora, Malu Rodrigues, cheia de picardia na pele da amante, e Myra Ruiz, esfuziante no papel da prostituta, se destacam em seus números. A cenografia neutra (aplicável, assim, aos vários planos narrativos) de Rogério Falcão, iluminada com competência por Paulo Cesar Medeiros, o visagismo de Beto Carramanhos e os exuberantes figurinos de Lino Villaventura compõem um atraente painel visual.