Terceira colocada no BBB18, Ana Clara Lima, 24 anos, não está confinada de novo mas vem sendo apontada como um dos destaques desta edição do programa. E olha que sua função não é fácil: cabe a ela entrevistar os eliminados do reality ainda no calor dos acontecimentos, na noite em que são expulsos da casa. Ana já disse que procura tratar a todos da mesma forma – da execrada Karol Conká ao queridinho Gilberto, o convidado desta terça (2).
Ô loco meu! Faustão homenageia diretores da Band ao vivo, na Globo
Há, realmente, uma preocupação com o acolhimento a participantes ainda fragilizados, que tenham sido campeões de rejeição. Se a auto-estima de Karol Conká já estava no pé ao ser informada que mais de 280 milhões de pessoas tinham votado pela sua saída, pra que mostrar a quantidade de seguidores (500 mil) que ela havia perdido enquanto esteve confinada?
Karol Conká: ‘Fala que você surtou’, instrui assessora em doc; saiba mais
Por mais que o espectador estivesse salivando por este momento, não rolou. Ana Clara não é disso – e se foi acusada de “passar pano” para a rapper ao poupá-la de mais essa paulada na moleira, que seja. Ela não ali para isso. Menos incisiva em seus questionamentos do que Ana Maria Braga e com muito mais paciência que Faustão na condução das entrevistas, ela faz valer seu lugar de fala.
BBB: Juliette rouba a cena em aplicativo de paquera
Por ser uma ex-participante, Ana costuma usar de certa cumplicidade em seus comentários, ao salpicar alguns “também passei por isso” em situações desconfortáveis para o entrevistado. A pessoa sentada na poltrona à sua frente, não custa lembrar, acabou de ser eliminada, ainda está processando todas as informações relacionadas ao período de confinamento e suas repercussões.
“Tô indignado”: os melhores memes sobre a eliminação de Gilberto do BBB 21
O clima de intimidade que Ana Clara consegue imprimir durante o papo ajuda a “fazer render” as entrevistas, e isso ficou claro no bate-papo com Gilberto, na noite desta terça (2). Tudo bem que o clima não era pesado como em outras eliminações, não havia nenhuma grande treta ou inimizade dentro da casa. Gil é, como muita gente descreveu, “um querido”. Então Ana deitou e rolou.
Quem realmente venceu a edição 21 do Big Brother Brasil
A conversa entre os dois, um mix de “papo de comadre” com entrevista séria, fez com que o telespectador tivesse bons momentos à frente da TV. “A Xuxa, menino!”, enfatizou, ao mostrar para Gil o que a loura havia escrito no Twitter: queria ser sua amiga e lamentava sua eliminação. “Meu Deus!”, festejou Gil. Era esse o clima.
BBB: Projeto social da ONG Voz das Comunidades será ajudado por Juliette
Ana fala com clareza e, mais um vez provou que é preciso ser até um pouco didática na hora de explicar ao eliminado o que o levou a ser defenestrado no programa – não sem antes ouvir a versão do próprio, e tentar entender o que ele acha que pode ter sido prejudicial em sua participação. Nem todas as entrevistas que conduz são alto astral como foi a de Gilberto, mas mesmo quando tem à frente o desafio de conversar com participantes ainda fragilizados por derrotas acachapantes, ela mostrou que sabe ser elegante em seus questionamentos e colocações. Ana Clara não destrata nem ironiza ninguém, sabe fazer uma boa entrevista e sua empatia, aliada ao jogo de cintura, vêm fazendo a diferença neste BBB. Boninho, aliás, concorda – e já a elogiou publicamente.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui