Os autores internacionais já confirmados na Bienal do Livro 2025

Evento acontece entre 13 e 22 de junho, no Riocentro. Entre os brasileiros, participam nomes como Paula Pimenta, Iberê Thenório e Jeferson Tenório

Por Da Redação
Atualizado em 13 mar 2025, 12h50 - Publicado em 13 mar 2025, 12h49
G.T. Karber, Cara Hunter e Pedro Mairal
G.T. Karber, Cara Hunter e Pedro Mairal: escritores vão estar no Rio em junho (./Divulgação)
Continua após publicidade

A edição deste ano da Bienal do Livro acontece entre 13 e 22 de junho, no Riocentro. Diversas atrações já foram antecipadas, e agora há alguns nomes internacionais confirmados para participar do evento.

Os fãs de mistério e de thrillers psicológicos já podem se animar, porque o americano G.T. Karber, autor de Murdle, estará no Palco Apoteose, no dia 21 de junho, às 19h. Na obra, o leitor precisa desvendar o responsável por uma série de crimes. O título teve mais de 1 milhão de exemplares vendidos mundialmente e foi considerado o livro do ano pelo British Book Awards 2024.

“Não tem demagogia”, diz Fernanda Montenegro sobre o filme Vitória, que chega aos cinemas

Outra presença ilustre na Bienal do Livro será a britânica Cara Hunter, famosa pelos romances policiais best-sellers do Sunday Times. Ela subirá ao Palco Apoteose, no dia 19 de junho, às 13h. A escritora já vendeu mais de 1 milhão de exemplares e é conhecida no Brasil pelos sucessos Onde Está Daisy Mason? e Em Um Porão Escuro. Recentemente, ela lançou Sem Saída.

Da América do Sul, o argentino Pedro Mairal, conhecido pela prosa sensível e envolvente, vai participar do Café Literário, no dia 19 de junho, às 18h, reforçando a conexão entre as literaturas latino-americanas. O romance A Uruguaia, que lhe rendeu o prêmio Tigre Juan em 2017, teve os direitos negociados para quase uma dezena de idiomas.

Continua após a publicidade

Entre os autores brasileiros, destaca-se a participação de Jeferson Tenório, escritor e professor carioca cuja obra aborda temas sociais, políticos e identitários, com foco especial nas questões raciais e nas vivências da população negra no Brasil. Tenório participa do Café Literário, no dia 21 de junho, às 16h. São dele os sucessos O Avesso da Pele e Estela Sem Deus, por exemplo.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

A escritora, médica e ativista do cuidado Ana Claudia Quintana Arantes, nascida em São Paulo, estará no evento no dia 15 de junho, às 18h. Ela é conhecida por escrever sobre a finitude, o luto, os cuidados paliativos e a qualidade de vida, especialmente na velhice e no fim da vida. Seu livro mais bem-sucedido é A Morte É Um Dia Que Vale A Pena Viver.

Continua após a publicidade

Os apaixonados por ciência não podem perder a participação do paulista Iberê Thenório, nos dias 14 e 15. Ele ficou conhecido por seu trabalho de popularização da ciência e da tecnologia com o canal Manual do Mundo, no YouTube, tratando de temas complexos de forma leve e divertida, atraindo tanto jovens quanto adultos.

Para quem curte literatura jovem, a Bienal recebe no dia 21 de junho, às 13h, Paula Pimenta, autora consagrada no universo da ficção juvenil com mais de 20 títulos publicados.

+ Número de turistas estrangeiros subiu 50% nos dois primeiros meses do ano

Continua após a publicidade

“A Bienal do Livro Rio se orgulha de ser um espaço que, a cada edição, amplia sua diversidade. Desde o processo de escolha de nossos curadores, buscamos representatividade e pluralidade, garantindo que múltiplas vozes e perspectivas variadas estejam presentes. Essa riqueza de olhares se reflete na programação, que traz diálogos para todos os públicos, das crianças aos adultos, dos amantes de thrillers aos entusiastas da filosofia. Queremos que cada visitante se sinta representado e inspirado, encontrando na Bienal um lugar de aprendizado e celebração da literatura em todas as suas formas”,afirma Tatiana Zaccaro, diretora da GL events Exhibitions, responsável pela Bienal do Livro Rio.

A Bienal do Livro 2025

O evento em 2025 se destaca pela sua curadoria diversa, com discussões contemporâneas. Para o “Palco Apoteose”, que vai reunir autores consagrados e personalidades, por exemplo, estão no comando de Thalita Rebouças, Clara Alves, Rosane Svartman e Clélia Bessa.

Continua após a publicidade

Já o tradicional Café Literário, que completa 25 anos, terá conteúdos sugeridos por Lázaro Ramos, Flávia Oliveira, Luiz Antônio Simas, Pedro Pacífico (Bookster) e Bianca Ramoneda.

Veja mais novidades sobre a edição deste ano neste link.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

a partir de R$ 29,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.