Luiz Oscar Niemeyer é o carioca do ano na categoria Entretenimento

Em uma trajetória que ajudou a emplacar o Rio no circuito global dos megashows, empresário trouxe às areias de Copacabana o The Celebration Tour, de Madonna

Por Paula Autran, Marcela Capobianco, Pedro Landim, Renata Magalhães
20 dez 2024, 06h07
Luiz Oscar Niemeyer
Luis Oscar Niemeyer: cozinha do projetos para 2025 (./Divulgação)
Continua após publicidade

Ele vem há tempos trabalhando para manter viva a merecida fama que o Rio tem de caixa de ressonância do Brasil. Desde 1985, quando produziu a primeira edição do Rock in Rio, o empresário Luiz Oscar Niemeyer era o homem a tecer costuras e atuar nos bastidores para emplacar eventos que acabariam por ingressar para a história da cidade, como o Hollywood Rock e antológicos shows de grandes nomes da cena musical internacional, como Paul McCartney e Rolling Stones (em 2006, a banda juntou 1,5 milhão de pessoas na Praia de Copacabana).

+ Mototaxista Diego Mendes se destaca como o carioca do ano em Cidadania

+ Fernanda Torres brilha como carioca do ano na categoria Cinema

Em 2024, ele se mexeu e alcançou um feito notável: foi o responsável por outra megaprodução que reverberou mundialmente — o encerramento de The Celebration, o tour mundial de Madonna, também naquelas areias. Aí os números superaram os do passado — 1,6 milhão de fãs, o maior público registrado nos quarenta anos de carreira da diva pop, converteram aquele privilegiado naco da orla carioca na mais extensa de todas as pistas de dança. “Talvez tenha sido o show de maior repercussão do mundo”, arrisca o carioca de 68 anos, enfatizando a vocação da cidade para o entretenimento. “Fico bravo quando alguém fala mal daqui, apesar de todos os problemas. Procuro enaltecer e ajudar no que posso”, diz.

O empresário, que presidiu a gravadora BMG Ariola por mais de uma década, efervescente período em que lançou grandes nomes da música brasileira, está hoje à frente da Bonus Track Entretenimento, responsável por festivais como o Mita e o Doce Maravilha e pela operação do Teatro I Love Prio, e ainda integra o consórcio vencedor da licitação que, em 2026, devolverá à cidade o recauchutado Canecão, agora como complexo cultural.

Continua após a publicidade

+ Tati Accioli conquista título de carioca do ano em Moda

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

As obras começaram neste ano, mas não frearam outras iniciativas de Niemeyer, entre elas a produção do musical Tom Jobim. “Recomendo para quem quer cantar as maravilhas e o estilo de vida do Rio de Janeiro”, afirma ele, que costuma se unir à multidão de cariocas que dão aquela revigorada caminhando à beira-mar. Vai pensando em tudo enquanto cruza o Calçadão de Ipanema, mas prefere manter os passos seguintes sob uma aura de mistério. “Estamos cozinhando alguns projetos, mas não posso falar sobre o que ainda não está fechado. É uma superstição”, admite. Que venha a próxima temporada.

Continua após a publicidade

Cariocas do Ano 2024 é promovido pela VEJA Rio com apoio da Prefeitura do Rio, Secretaria Municipal de Turismo do Rio e Brasil Surfe Clube, parceria do Roxy Dinner Show e fornecedor oficial Salton.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

a partir de R$ 29,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.