Depois da saída de Fabio Szwarcwald do Museu de Arte Moderna (MAM), anunciada na última segunda (31), a cidade teve outra baixa em um centro cultural: Helena Severo pediu demissão da Casa França-Brasil.
+ Com direção de Carlos Saldanha, Camila Pitanga vai produzir filme sobre Iemanjá
Secretária municipal de cultura nos mandatos de César Maia e Luiz Paulo Conde, e presidente da Biblioteca Nacional entre 2016 e 2019, ela se despediu da diretoria da Casa França-Brasil devido a “ingerências políticas”, segundo O Globo. O espaço é vinculado à Secretaria de Estado de Cultura do Rio.
Enquanto isso, o cantor lírico Eric Herrero acaba de ser nomeado o novo diretor artístico do Theatro Municipal. Ele ocupa a vaga aberta em 13 de dezembro do ano passado, quando o maestro americano Ira Levin foi exonerado do cargo que ocupava desde agosto de 2020, sem que tivesse sido divulgado o motivo de seu afastamento. O espaço também é um equipamento cultural estadual.
+ Rumores de Covid: tosse constante de participantes do BBB 22 intriga internautas
Além de ter uma reconhecida atuação como cantor de ópera, Herrero faz parte do Conselho Estadual de Politicas Culturais e, recentemente, recebeu o título de Cidadão Honorário do Município do Rio de Janeiro. Nascido em São Paulo, vive no Rio desde 2017, mas vem à cidade com frequência desde 2009, quando estreou no Municipal.
+ Crise no MAM: quem é o advogado que assume a direção do Museu de Arte Moderna
Já Fabio Szwarcwald afirmou que seu pedido de exoneração do MAM foi motivado por divergências com o conselho de administração do museu. Em julho do ano passado, a instituição anunciou o nome de Pedro Rodrigues para ocupar a direção financeira e administrativa, função que antes Szwarcwald acumulava com a direção artística do espaço. O museu é uma instituição privada.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui