Continua após publicidade

Coronavírus: Witzel deve decretar ‘lockdown’ nos próximos dias

Conselho de experts que dá respaldo técnico às decisões do governador fez uma recomendação da necessidade urgente de aumentar as restrições de circulação

Por Cleo Guimarães
Atualizado em 5 Maio 2020, 17h51 - Publicado em 5 Maio 2020, 14h16
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Há cinco dias, Wilson Witzel foi categórico ao rebater a possibilidade de determinar medidas mais rígidas de isolamento no estado – “Não cogito o lockdown”, afirmou. A taxa crescente de contaminação e mortalidade devido à pandemia do coronavírus, no entanto, está fazendo com que o governador reveja sua posição. O estado do Rio registra hoje 11.721 casos da doença e 1065 mortes – são 582 casos e 46 óbitos em 24 horas. De posse destes dados assustadores, o conselho de experts que assessora o governador fez uma recomendação expressa da necessidade urgente de adotar o lockdown, medida que aumenta as restrições de circulação e é recomendada pela OMS no combate ao avanço do coronavírus.

    Coronavírus: Copacabana passa a Barra e é líder em casos e mortes

    Os especialistas aprovam e recomendam o lockdown, assim como o secretário estadual de saúde, Edmar Santos, que já definiu a estratégia como “a única maneira de evitar uma tragédia maior”. Na contramão dos experts, Witzel vem sendo pressionado por alguns setores da indústria e da economia a flexibilizar as medidas de isolamento, e também pelas insistentes falas de Jair Bolsonaro, que o responsabiliza pela crise e pelos empregos perdidos no estado. Segundo uma fonte ouvida por VEJA RIO, “o governador decidirá ainda esta semana se adotará o lockdown ou não. Há muita pressão para ele afrouxar as medidas, o que significa que Witzel terá dificuldade em decretar o isolamento total. Mas ele é mais que necessário”. O prazo para a manutenção, revisão ou endurecimento das atuais restrições adotadas pelo estado expira na próxima segunda-feira (11).

    Coronavírus: cartório da Zona Sul bate recorde em certidões de óbito

    Para assinar Veja Rio clique aqui

    Publicidade

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de 35,60/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.