Você viu algum vídeo do Ministério da Saúde que ensine a usar a máscara corretamente? Se ele existe, foi pouco divulgado. Passo número um (e de fundamental importância) para evitar a contaminação pela Covid-19, a correta utilização da proteção facial não mereceu maiores destaques das autoridades – e isso incomodou Leandra Leal, que resolveu tomar uma atitude.
“Música cura”: Marisa Monte lança parceria com Chico Brown na quinta (10)
“Eu me lembro de quando era criança ver na TV campanhas de prevenção à AIDS nas quais se falava da importância do uso da camisinha e em que se mostrava inclusive como usá-la. Sinto falta disso hoje em dia, pois o enfrentamento da pandemia é coletivo, todos temos que nos cuidar”, disse ela em entrevista a Fátima Bernardes.
Agatha Moreira retira apoio a Juliana Paes: ‘Tenho horror ao Bolsonaro’
Incomodada e sem se acomodar, a atriz resolveu chamar para si a responsabilidade de ensinar a população a se proteger. Ela começou então a postar uma série de vídeos em suas redes em que ensina, de forma didática, o bê-a-bá da proteção facial (como ajustar as alças da máscara, por exemplo). Viralizou. Fazem sucesso especialmente os filmetes em que vai além do básico e ensina a lidar com probleminhas corriqueiros, e muito incômodos: como evitar que seus óculos embacem; o que fazer se a máscara estiver larga, e por aí vai.
Covid-19: população de Paquetá será cobaia para estudo de vacinação
A ideia de fazer os vídeos surgiu no dia em que Leandra e o marido, Guilherme Burgos, estavam se sentido “ainda mais impotentes e desesperançosos” diante da forma como o governo federal vem conduzindo suas ações na pandemia. “Decidimos então juntar esforços para contribuir produzindo conteúdo audiovisual, de qualidade, didático e informativo”, contou, no Instagram. “Quis me sentir útil”.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui