Sucesso no Globoplay, onde estreou no ano passado, a série Encantado’s chega à Globo nesta terça (2), passando a ser exibida semanalmente, até 11 de julho, depois da novela das nove, Travessia. A trama, cômica, gira em torno dos irmãos Olímpia Ponza (Vilma Melo) e Eraldo Ponza (Luís Melo), que administram o supermercado que dá nome à atração.
+ Filha de Arlindo Cruz denuncia importunação sexual sofrida dentro de casa
Mimado pela mãe, Dona Ponza (a ex-Frenéticas Dhu Moraes), Eraldo gosta mesmo é de gerir a Joia do Encantado, escola de samba do grupo D herdada de seu pai, que ocupa o negócio da família à noite. O bicheiro Madurão (Tony Ramos), que quer comprar o terreno para transformar em um cassino clandestino, é o vilão da história.
Criada pelas roteiristas Renata Andrade e Thais Pontes, que assinam a obra em parceria com Chico Mattoso e Antonio Prata, Encantado’s é fruto da oficina de humor para roteiristas negros realizada pela Globo em 2018. Escolhida a melhor série de comédia de 2022 pelo Prêmio APCA, a atração terá uma segunda temporada.
+ Alô, Hollywood: Ludmilla aparece em nova sequência de Velozes e Furiosos
A primeira temporada da série tem direção artística de Henrique Sauer, e direção de Deo Cardoso e Naína de Paula. A produção é de Juliana Castro, e a direção de gênero é de José Luiz Villamarim.
Veja cinco curiosidades sobre a série:
1. A trama se passa no bairro do Encantado, na zona norte do Rio. Consultor da série, o historiador Luiz Antonio Simas, entusiasta da cultura popular, organizou visitas para roteiristas ao bairro e arredores.
2. A direção de arte também contou com pesquisa de campo, para entender como as pessoas vivem e constroem suas casas e comércios nessa região da cidade. Além disso, há referências do universo pop, trazidas pela diretora de arte Poliana Feulo, que trabalhou em videoclipes de artistas como Iza, Ludmilla e Gloria Groove.
3. O sobrenome Ponza, da família protagonista, é a junção de sílabas dos sobrenomes das criadoras da série: a primeira de Pontes (Thais) e a última de Souza (Renata Andrade). “Lembro do dia que nós duas estávamos pensando nos nomes dos personagens e decidimos: ‘Essa família tem que ter um sobrenome. Toda família de rico na TV tem. A nossa vai ter também’. Não demorou pra vir a ideia: ‘Vamos ‘shippar’ nossas famílias’”, comenta Renata.
4. As gravações começaram em abril de 2022, justamente quando estava para acontecer o “Carnabril”, a folia fora de época que o Rio sediou no ano passado, após o adiamento da festa de fevereiro devido à pandemia. Agumas cenas foram feitas durante o desfile da série D, na estrada Intendente Magalhães.
5. O supermercado Encantado’s, onde se passam 80% das cenas da série, foi totalmente montado nos Estúdios Globo, em Curicica, na zona oeste. As prateleiras dos quadro corredores do espaço receberam cerca de 20 mil itens, boa parte deles real — outros, como as carnes, eram cenográficos.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui