Ed Motta sobre Maria Bethânia após polêmica: ‘Não sabe nem tocar piano’

Irritado pela diferença de tratamento que a cantora e ele receberam ao brigar com membros da equipe, Ed detonou falta de educação musical formal da artista

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
18 mar 2025, 14h56
ed-motta-maria-bethânia
Ed Motta: ao reclamar de tratamento recebido, artista criticou falta de educação musical formal de Maria Bethânia (Jorge Bispo/Divulgação)
Continua após publicidade

Depois que vídeos em que Maria Bethânia aparece discutindo com a equipe de seu show com Caetano Veloso neste sábado (15) viralizaram, Ed Motta criticou a cantora. Ele também comparou o tratamento dado à artista com o recebido por ele quando demitiu um roadie durante uma apresentação em um festival, em novembro de 2024.

Em um vídeo publicado em seu perfil no Instagram nesta segunda (17), Ed, entre outras coisas, diminui Bethânia por sua falta de educação musical formal, sem citar o nome da baiana. “Uma pessoa que não sabe tocar nem piano. Não sabe tocar um piano, não sabe harmonia, não estudou música, nada”, manda ele.

View this post on Instagram

A post shared by edmotta (@edmotta)

+ João Fonseca sobe 20 posições no ranking dos melhores tenistas do mundo

Ele começa o vídeo citando que atritos da artista com sua equipe são frequentes. “Eu estava presenciando uma famosa cantora da música brasileira com um problema no palco que é recorrente na carreira dela. E é sabido a forma que ela trata os músicos, os colaboradores todos e tal. Eu nunca tive problema com meus músicos. Nunca. Nenhum músico que trabalhou comigo”, começa ele no vídeo.

Continua após a publicidade

“E tive um problema infeliz com uma pessoa que não era meu funcionário, que estava em teste para a minha equipe e que tinha feito, cometido um erro crasso durante meu concerto. E o fato de eu reclamar, eu tenho pago um preço na minha vida que não para. As pessoas me perseguem“, prossegue.

Compartilhe essa matéria via:

“O país… Eu tenho público no mundo inteiro. Poderia me mudar para qualquer lugar, sei lá o quê. Mas não tenho vontade.  Eu tenho vontade de morar no Brasil. Nasci aqui e eu quero viver aqui. Porque senão não moraria aqui, não precisava morar aqui“, garante.

Continua após a publicidade

“Mas é absolutamente nojento e covarde o tratamento que me é dirigido. Principalmente, sobretudo, para usar o termo que a imprensa gosta, o tratamento que a imprensa brasileira dá para mim. E que isso reflete na cabeça das pessoas, sendo a cabeça das pessoas tão fraca — as pessoas têm a cabeça fraca, se influenciam por tudo. Botam pessoas inocentes na cadeia por influência da imprensa”, acusa.

+ “Me respeitem”, diz Maria Bethânia ao interromper show na Farmasi Arena

“Então, eu estou dentro dessa seara, das pessoas perseguidas pela imprensa cultural do Brasil. Parabéns, parabéns! Acabei de ver esse vídeo. E a plateia aplaude: ‘Maravilhosa’, ‘necessária’, um monte de coisa. Uma pessoa que não sabe tocar nem piano“, deprecia ele.

Continua após a publicidade

Não sabe tocar um piano, não sabe harmonia, não estudou música, nada. Eu sei tocar piano, eu estudei música. Mas, infelizmente, não tenho o respeito necessário do país do feijão e do futebol”, finaliza o cantor e compositor.

+ “Ainda não posso dizer se estou fora da Globo”, diz Roberto Carlos a fãs

A publicação teve mais de 8 600 curtidas e de 2 000 comentários. Alguns apoiaram a fala do artista, como Rodrigo Suricato, vocalista do Barão Vermelho. “Você está coberto de razão. É absurdamente diferente e seletivo o tipo de tratamento”, escreveu ele.

Continua após a publicidade

“É a velha parcialidade da imprensa que se arvora constantemente de ser imparcial. A mesma atitude pode ser endeusada ou amaldiçoada, dependendo da boa vontade ou da amizade que o jornalista tem com o artista ou o político ou seja lá quem for”, comentou a ilustradora Edna Lopes, esposa de Ed.

+ Pedro Sampaio a Tribalistas: as músicas que bombaram no TikTok no verão

Outros, no entanto, questionaram as críticas à cantora. “Maria Bethânia é uma das maiores intérpretes da música brasileira. Dizer que ela não sabe tocar piano e outros instrumentos é de uma absoluta falta de noção, arrogância e má-fé, para não dizer outra coisa. Ela não precisa tocar. Precisa saber cantar, por isso é um dos mais potentes alicerces da cultura nacional, você gostando ou não”, rebateu a deputada estadual baiana Olívia Santana.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

a partir de R$ 29,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.