Em 2015, Fernanda Torres exaltou Ainda Estou Aqui em crônica para VEJA Rio. Leia
Quando se deparou com o relato pessoal de Marcelo Rubens Paiva, a atriz captou a força de Eunice Paiva, personagem que mudaria sua vida para sempre

Talvez a beleza da vida esteja em perceber as voltas que ela mesma dá.
Desde a noite deste domingo (5), o único assunto possível para o jornalismo carioca é a conquista inédita do Globo de Ouro por Fernanda Torres.
Não faltam assuntos relacionados ao grande feito: o emocionante discurso em que a atriz criada na Tijuca dedica o prêmio à mãe, Fernanda Montenegro, que esteve naquele mesmo palco com Central do Brasil em 1999; as entrevistas espirituosas no pós-prêmio: “Sou um pangaré”, “Um cachorro de rua falando português”; os números absurdos de engajamento do público brasileiro; a importância de que os horrores Ditadura Militar sejam escancarados para as novas gerações; a promessa de Eduardo Paes de fechar a Praia de Copacabana para um desfile da atriz em carro aberto caso ela ganhe o Oscar…
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Os tópicos sobre Fernanda Torres parecem inesgotáveis e os leitores querem mesmo saber mais sobre ela. O volume de buscas pela internet não mente. Tanto é que, desde a noite desta segunda (6), uma crônica escrita pela artista para VEJA Rio em dezembro de 2015 – ano de lançamento do livro Ainda Estou Aqui, de Marcelo Rubens Paiva – foi alçada a campeã de audiência deste site.
No belo e inspirado texto, Fernanda exalta o livro e afirma que ele será seu presente de Natal naquele ano. Àquela época, ela nem imaginava que as páginas do livro serviriam de inspiração para um filme de Walter Salles, muito menos que ela interpretaria Eunice Paiva, a mãe de Marcelo Rubens Paiva. Mas algo naquelas linhas parece prever tudo o que aconteceria quase uma década mais tarde.
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“Descobre-se, no relato, a origem da inteireza e do carisma do autor. Eles vêm de berço, da mãe, de Eunice. Eunice deu conta de um carma injusto, mil vezes injusto, sem deixar espaço para a autocomiseração piedosa. O clã ri na foto para a revista Manchete, pouco depois do desaparecimento do pai. O fotógrafo pede uma expressão grave dos seis, mas a mãe, como que num desafio, exibe o mesmo sorriso largo dos filhos, na varanda da casa onde eles foram felizes”, escreveu Fernanda Torres no nobre espaço que manteve quinzenalmente em VEJA Rio entre 2007 e 2018.
Ao ler o relato pessoal de Marcelo Rubens Paiva, Fernanda captou a força de Eunice, uma personagem real da história do Brasil que mudaria sua vida para sempre ao se tornar a personagem mais emblemática da própria carreira. “Em tempos de apagão político, com o país refém das forças malignas que comandam o Congresso, Ainda Estou Aqui surge para lembrar que pessoas como Eunice existem, existiram, fazem e fizeram a diferença no Brasil”, concluiu. Chega a arrepiar.
Leia, abaixo, o texto completo:
Ainda Estou Aqui
Por Fernanda Torres, publicado em VEJA Rio em 18 de dezembro de 2015
Meu presente de Natal deste ano é o último livro de Marcelo Rubens Paiva, Ainda Estou Aqui.
Eu o li com o coração apertado, identificada com o menino paulista que se mudou com a família para o Rio, no início dos anos 60. Marcelo amava o Leblon, o mar e a amizade com os moleques das favelas do bairro; idolatrava a natureza e a liberdade daqui, até o dia em que a polícia invadiu sua casa, sequestrou seu pai e nunca mais o trouxe de volta.
Com ordens para que as portas e as janelas permanecessem trancadas, a sinistra quadrilha de federais à paisana permaneceu na residência por dias. Marcelo lembra do contraste entre o pôr do sol lá fora e a escuridão de dentro, entre os opostos que separavam a cultura de praia do funesto prédio do Dops, na Tijuca, comandado pelos gorilas fardados.
Com receio de que os pequenos sofressem o mesmo destino da mãe e da irmã mais velha — levadas até a central de tortura para chantagear o pai preso —, amigos próximos escondem o garoto num sítio em Petrópolis. Sozinho na paisagem bucólica e sem notícia dos parentes, Marcelo sente angústia, enfrenta ataques de asma, mas não deixa de usufruir a piscina, de praticar tiro ao alvo, de ter os 11 anos que tem, plenos de curiosidade.
Esse é um dos grandes mistérios do livro. Apesar das atrocidades nele contidas, a luz dos personagens é sempre maior do que o horror da perda e da morte.
O mesmo me intriga em Marcelo, o fato de sua inteligência ter suplantado o rótulo de filho de um mártir da ditadura, ou de jovem preso a uma cadeira de rodas. Descobre-se, no relato, a origem da inteireza e do carisma do autor. Eles vêm de berço, da mãe, de Eunice.
Eunice deu conta de um carma injusto, mil vezes injusto, sem deixar espaço para a autocomiseração piedosa. O clã ri na foto para a revista Manchete, pouco depois do desaparecimento do pai. O fotógrafo pede uma expressão grave dos seis, mas a mãe, como que num desafio, exibe o mesmo sorriso largo dos filhos, na varanda da casa onde foram felizes.
Aos 41, viúva e sem direito de herdar os bens do casal — a morte do marido levaria duas décadas para ser oficializada —, Eunice vira a página, forma-se em direito, cria os cinco rebentos sozinha e encontra, na causa indígena, um espelho da brutalidade que sofreu. É um assombro de mulher.
Ainda Estou Aqui é uma retrospectiva afetiva dos últimos cinquenta anos da nossa história. Uma visão íntima do golpe de 64, do sadismo dos militares, do amadorismo da esquerda, do genocídio dos índios, da Anistia e da redemocratização, através dos olhos de uma mulher ímpar, em processo acelerado de perda de memória.
Em tempos de apagão político, com o país refém das forças malignas que comandam o Congresso, Ainda Estou Aqui surge para lembrar que pessoas como Eunice existem, existiram, fazem e fizeram a diferença no Brasil.
Taí um presentão de Natal.