Alvo de acusações de pedofilia do secretário especial da Cultura, Mario Frias, e de deputados bolsonaristas, o longa Como se Tornar o Pior Aluno da Escola, com Danilo Gentili e Fábio Porchat, teve lucro de 6,8 milhões de reais nas bilheterias brasileiras quando foi lançado, em 2017.
+ Grande Dama do Samba, Dona Ivone Lara vai virar nome de rua
O filme foi exibido em 358 salas e teve 506.412 espectadores, sendo o nono maior público de um longa nacional naquele ano. Os dados são do Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual, portal da Ancine (Agência Nacional do Cinema). O mais assistido de 2017 foi Minha Mãe É uma Peça 2, com 5.213.465 espectadores e R$ 73,7 milhões arrecadados.
Diante da expectativa, o desempenho do projeto foi frustrante. Porém, depois da polêmica envolvendo uma acusação de pedofilia, as atenções se voltaram para ele, que se tornou o terceiro filme nacional mais assistido na Netflix, onde estreou em fevereiro. O filme também está disponível no Globoplay e no Telecine.
+ “A pandemia aproximou ainda mais o setor cultural das pessoas”, diz Calainho
Na quarta (16), o Ministério da Justiça alterou a classificação indicativa do filme, que era de 14 anos, para 18. A nova sugestão deve ser cumprida em até cinco dias corridos. Além disso, afirmou que a há outra medida em vigor: a ordem para que os serviços de streaming suspendam a exibição do longa.
+ Filme com Danilo Gentili e Fábio Porchat entra nos mais vistos da Netflix
A multa é de 50 mil reais diários a partir do quinto dia da decisão da suspensão, publicada no Diário Oficial da União na terça (15). O Ministério da Justiça afirmou à Folha de S. Paulo que usa como argumento para banir o filme “a proteção da criança e adolescente como consumidor, conforme o artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor”. Advogados afirmaram ao jornal, no entanto, que o ministério não pode tirar um filme de circulação, porque isso fere a liberdade de expressão prevista na Constituição.
+ Girl From Rio: Anitta anuncia lançamento do novo álbum para abril
A acusação de pedofilia feita por Mario Frias no último domingo (13) em suas redes sociais se refere a uma cena em que o personagem de Fábio Porchat aparta uma briga entre dois garotos menores de idade e os assedia: ele sugere que, para não serem prejudicados no colégio, eles o masturbem. A cena insinua que o personagem de Porchat põe a mão de um dos meninos em sua genitália.
+ Quem será o intérprete de Ney Matogrosso na série sobre o grupo Secos & Molhados
Dirigido por Fabrício Bittar a partir do livro homônimo de Gentili, lançado em 2009, Como se Tornar o Pior Aluno da Escola tem Gentili como um de seus protagonista e um de seus roteiristas. Carlos Villagrán (o Quico do seriado Chaves), Joana Fomm, Raul Gazolla, Moacyr Franco e Rogério Skylab são outros nomes do elenco.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui