Gabriel David é o carioca do ano no carnaval

O mais jovem presidente da Liesa ampliou o calendário das escolas, adicionou um dia de desfiles em 2025 e quer ver o Carnaval no mapa internacional

Por Paula Autran, Marcela Capobianco, Pedro Landim, Renata Magalhães
20 dez 2024, 06h00
Gabriel David
Gabriel David: presidente da Liesa quer aumentar as receitas das escolas de samba (LIESA/Divulgação)
Continua após publicidade

Ventos de renovação estão dando uma arejada no Carnaval, que ganha corpo e visibilidade no Rio, ampliando sua festiva presença na cidade, agora para muito além dos dias em que as escolas de samba atravessam a Sapucaí. Por trás dessa turbinada na celebração momesca, Gabriel David aparece na comissão de frente. O mais novo presidente da história da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa), de 27 anos, filho caçula do presidente de honra da Beija-Flor, Anísio Abraão David, cresceu entre carros alegóricos e tomou posse em 2024 disposto a fazer da Marquês de Sapucaí um espetáculo ainda mais grandioso. “Nasci e cresci no mundo das escolas, sei como o trabalho é intenso o ano todo e quero abrir isso à sociedade e ao mundo”, afirma Gabriel, que vem sorvendo inspiração de marcas internacionais da indústria do entretenimento e ligas vencedoras, como a NBA e a Premier League, do futebol inglês. Neste ano, já fez sacudir a Apoteose com shows de Zeca Pagodinho e Anitta, antes do desfile das campeãs.

+ Cariocas do Ano: Tatá Werneck é destaque na categoria humor

+ Luiz Oscar Niemeyer é o carioca do ano na categoria Entretenimento

E as promessas para 2025 são auspiciosas para quem gosta de se deixar embalar por um bom samba. Ele, que seguirá a fórmula de levar estrelas variadas à Sapucaí, conseguiu acrescentar um dia aos desfiles do Grupo Especial, para diminuir possíveis atropelos com a nova iluminação cenográfica, aumentar a competitividade e ampliar o público. “Esse trabalho começou há muito tempo. Lotamos a Cidade do Samba com um desfile prévio, onde todas as escolas apresentaram seus enredos, assim como na festa do sorteio da ordem das apresentações. Também antecipamos as vendas de ingressos, gerando fluxo de caixa para as agremiações produzirem a festa”, conta. Surfista que gosta de praticar futevôlei e salta de paraquedas, Gabriel ficou noivo da atriz Giovanna Lancellotti em março, durante viagem à Tailândia, e planeja o casório para o pós-Carnaval. Mas, antes, está de olho no Sambódromo: “O sábado das campeãs vai cair em 8 de março, o Dia Internacional da Mulher, e teremos mais novidades”, promete. Para ele, o maior show da Terra sempre terá espaço para crescer e encantar.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

Cariocas do Ano 2024 é promovido pela VEJA Rio com apoio da Prefeitura do Rio, Secretaria Municipal de Turismo do Rio e Brasil Surfe Clube, parceria do Roxy Dinner Show e fornecedor oficial Salton.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

a partir de R$ 29,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.