Diferentemente do que se pode esperar, a música mais tocada no Carnaval do Rio não é um samba ou uma marchinha — desse último gênero, aliás, não há nenhuma representante no top 5. País Tropical, composta por Jorge Ben Jor e gravada por ele em 1969 (e lançada meses antes dele por Wilson Simonal), é a canção que lidera as execuções públicas na folia carioca.
O levantamento foi feito pelo Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) no último ano e revelou que Ben Jor também é autor da terceira música mais presente na festa de Momo na cidade, Taj Mahal, gravada por ele pela primeira vez em 1972 (e que até sofreu plágio de Rod Stewart, na música Da Ya Think I’m Sexy?, de 1978, o que rendeu um processo perdido pelo inglês na Justiça).
+ Anitta fará show na Avenida para celebrar os 40 anos do sambódromo
O segundo lugar no ranking é um clássico do samba: Vou Festejar, de Jorge Aragão, Neoci e Dida. O quarto lugar traz um empate: o não menos clássico samba-enredo É Hoje, de autoria de Didi e Mestrinho, e o pagode romântico Fulminante, assinado por Suel e Allan Lima.
A quinta posição traz um triplo empate: Não Quero Dinheiro, de Tim Maia; Eva, de Cartavetrata, Umto e Ficarelli (versão de uma música italiana gravada pelo grupo Rádio Táxi em 1983 que voltou a fazer sucesso a partir de 1997, com a Banda Eva); e Tá Escrito, composta por Gilson Bernini, Karlinhos Madureira e Xande de Pilares.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui