Madrinha de uma campanha de prevenção de cânceres ginecológicos, Marieta Severo revelou que teve câncer no endométrio e precisou retirar o útero e os ovários. Em conversa com o jornal O Globo, a atriz contou ainda não precisou fazer quimioterapia, pois descobriu o tumor em um estágio inicial.
Ela é madrinha desde ano da campanha Setembro em Flor, criada em 2021 pelo grupo EVA, do Instituto Nacional do Câncer (INCA), que chama atenção para a prevenção e diagnóstico precoce de tumores ginecológicos. A atriz gravou um vídeo falando sobre a importância da vacina contra o vírus HPV, que pode causar câncer de colo de útero.
+ O Rio no Grammy Latino: quem são os artistas cariocas indicados ao prêmio
A artista disse que se aliou a campanha a pedido de seu oncologista e que precisa usar sua voz ativa para falar de temas fundamentais. “Após os tempos negacionistas que vivemos, pesquisas mostram que os índices de vacinação caíram”, ponderou.
Ela garantiu ainda que todos os seus netos tomaram a vacina contra o HPV, indicada para meninas entre 9 e 14 anos e meninos entre 11 e 14. “Vacina é vitória da Humanidade”, defende Marieta.
+ Como será o Navio Numanice, comandado por Ludmilla com 96 horas de festa
No vídeo, a atriz cita as estatísiticas: a cada 90 minutos, uma mulher morre de câncer de colo de útero no Brasil. Além disso, quatro dez cânceres mais frequentes ocorrem entre as mulheres.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui