O diretor do Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio, Fabio Szwarcwald, pediu exoneração do cargo nesta segunda (31). Segundo o Globo, ele entregou hoje sua carta de demissão ao conselho deliberativo e comunicou a saída à direção artística e às equipes do museu.
+ Verão, home office e pandemia aumentam riscos de varizes
O motivo foi o fato de o conselho ter deixado de aprovar projetos para o museu. A gota d’água foi uma proposta de seguro para o museu não ter ido à frente depois de uma longa negociação para conseguir melhores condições com a seguradora, de acordo com o diretor.
Szwarcwald passou a ser mais questionado em relação ao aumento dos gastos do museu. De acordo com ele, no entanto, eles estavam compatíveis com o aumento na captação de recursos: em 2021, o MAM captou R$ 20,8 milhões na Lei Rouanet.
+ ‘Feministas têm razão’, diz Chico ao excluir do repertório música pedida por Nara Leão
Até junho do ano passado, Szwarcwald dividia a direção financeira e administrativa do museu com a parte artística. A partir dali, Pedro Rodrigues, escolhido pelo conselho, passou a ocupar o cargo.
+ O melhor do BBB 22 até agora é o comediante Paulo Vieira
À frente da direção do MAM desde janeiro de 2020, Fabio Szwarcwald foi responsável por uma renovação do museu, com destaque para a escolha de Keyna Eleison e Pablo Lafuente para a direção artística e a criação de um programa de residência no MAM.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui