O figurino da turnê A Última Sessão de Música, que marca a despedida de Milton Nascimento dos palcos, será inspirada no artista plástico Arthur Bispo do Rosário, que passou cinquenta anos em uma instituição psiquiátrica e se tornou um dos grandes nomes da arte contemporânea no Brasil.
+ Série que acompanha turnê de Gilberto Gil em família vai ao ar em junho
As roupas foram criadas pelo estilista mineiro Ronaldo Fraga, que já teve Bispo do Rosário como tema de uma coleção. A peça principal foi inspirada no Manto da Apresentação, considerado sua obra-síntese.
Fraga contou ao jornal O Tempo que a peça confeccionada em seda e bordado à mão por Estela Guimarães, natural de Itabira (MG) e sua parceira em muitas criações. “Queria trazer para esse manto a poesia do Milton, que é simples e nos leva a lugares de um Brasil profundo; pelo sertão de Guimarães Rosa, para a arte de (Candido) Portinari… Milton tem esse poder com a obra dele”, disse o estilista.
+ Sucesso no TikTok, música Capitão de Areia foi produzida por pai de Cazuza
Milton também vai usar na turnê um conjunto estilo fardão feito em linho em azul profundo — cor preferida do artista — com desenhos. “Representa os mistérios da noite do sertão”, descreve Ronaldo Fraga. Ele postou em seu Instagram vídeos com detalhes do manto e imagens em que tira as medidas do cantor e compositor.
+ Encontros Veja Rio reúne personalidades da cidade em sua oitava edição
A Última Sessão de Música tem seu pontapé inicial no dia 11 de junho, na Cidade das Artes (os ingressos se esgotaram rapidamente), passa por países da Europa, volta para shows no Rio e em São Paulo, parte para os Estados Unidos e se encerra no dia 13 de novembro, em Belo Horizonte, no Mineirão.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui