Um verdadeiro patrimônio da gastronomia francesa, Pierre Troisgros, oriundo do Loire, morreu em casa em Coteau, perto de Roanne, nesta quarta (23), aos 92 anos, vítima de um infarto. O enterro será na terça (29). “Papai nos educou com amor, sabedoria e generosidade. Ele foi um pai exemplar. Chef Pierre marcou gerações de cozinheiros com sua mente livre, alegre e criativa. Foi um homem do bem, viveu a vida plenamente. Orgulho de ser seu filho”, diz Claude, que embarca para o local nesta quinta (24).
+Luto: Morre o DJ Bernard de Castejá, aos 59 anos
Pierre Troisgros, que ficou famoso com seu irmão Jean por ter revolucionado a culinária e por ter transformado o hotel-restaurante da família em Roanne num monumento premiado da gastronomia. A marca rapidamente tornou-se uma referência no no meio, ganhando uma primeira estrela no Guia Michelin em 1956; a segunda, dez anos depois, e a maior premiação do prestigiado guia: três estrelas em 1968.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
Após Paul Bocuse, de quem Pierre era muito próximo, e de Joël Robuchon, morto em 2018, é mais um ícone da alta gastronomia francesa que sai de cena.