Continua após publicidade

É coisa nossa: Rene Silva entra em lista global de líderes da nova geração

Reportagem da revista Time destaca o trabalho do jornalista à frente da ONG Voz das Comunidades para expandir a visibilidade das favelas

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 23 Maio 2023, 14h22 - Publicado em 23 Maio 2023, 14h21
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Criado no Complexo do Alemão, o jornalista Rene Silva entrou para a lista de líderes da nova geração [Next Generation Leaders] elaborada pela revista norte-americana Time. A publicação exalta o trabalho de Rene como fundador do jornal Voz das Comunidades, criado para divulgar iniciativas desenvolvidas nas favelas cariocas e debater questões sociais.

    + Agora vai: processo de beatificação de surfista carioca avança no Vaticano

    Tudo começou em 2005, quando o jovem de apenas 11 anos convenceu seus professores a participar do jornal do colégio, apesar dos protestos de crianças mais velhas que o achavam muito novo para o trabalho. Meses depois, ele recrutou mais quatro crianças para formar seu próprio jornalzinho, que cobria toda a comunidade.

    “Eu olhava os papéis e não via a favela que eu conhecia representada. A mídia só falava de narcotráfico, violência, morte, então quem vem de fora acha que é só isso”, contou Rene à reportagem.

    Compartilhe essa matéria via:
    Continua após a publicidade

    Atualmente, a Voz das Comunidades é reconhecida como ONG e conta com 35 funcionários para abordar temas como cultura, política, esportes, educação, problemas negligenciados pelo Estado e comandar ações solidárias. O jornalista também se tornou um ativista de destaque, escutado por grandes veículos de mídia – um trabalho fundamental para apresentar as perspectivas dos moradores das favelas, num país onde 77% dos jornalistas são brancos.

    Rene ainda contou à revista que tem “muita esperança” de que o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpra sua promessas de campanha para melhorar a vida de quem vive nas comunidades. E sobre os planos futuros da ONG, ele afirma que pretende “expandir continuamente” a organização, o que inclui o planejamento de workshops em escolas públicas de todo o país. “Minha missão é garantir que as favelas tenham uma voz cada vez maior”, finalizou.

    + Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

    Continua após a publicidade

    A lista da Time também traz os nomes:

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de 35,60/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.