Roberto Jatahy, do Grupo Soma, é eleito carioca do ano na categoria moda
À frente do maior conglomerado fashion do país, o empresário é o único brasileiro em ranking internacional que destaca nomes mais influentes do ramo
Estampas coloridas e tropicais, que traduzem a essência da Cidade Maravilhosa, agora também podem ser avistadas nas ruas de Londres. São roupas da carioquíssima Farm, que, desde setembro, dispõe de um espaço permanente dentro da icônica loja de departamentos Liberty.
A abertura da loja, com peças adaptadas ao clima estrangeiro, faz parte do plano de expansão internacional liderado por Roberto Jatahy, presidente do Soma, hoje o maior grupo de moda do Brasil, responsável por outras cartorze marcas, como Animale, Hering, Maria Filó, Foxton e Cris Barros.
“A Farm nasceu na capital criativa do Brasil. É uma marca autoral, tropical, e é por carregar essa estética que temos alcançado sucesso nessa investida no exterior”, explica o empresário e único brasileiro no ranking 2023 do Business of Fashion 500, importante lista internacional com os nomes mais influentes no ramo.
Roberto Jatahy deu a largada à sua trajetória em 1991. Foi quando o executivo, que estudava economia na PUC-Rio, juntou-se ao negócio da irmã, Claudia Jatahy, criadora da Animale. Em 2010, a história ganhou novos contornos após a fusão com a Farm e a expansão do portfólio de marcas do grupo, que até setembro de 2023 já havia acumulado 4,5 bilhões de reais em receita bruta.
Além de seguir a internacionalização da grife que é a cara do Rio, já com 400 pontos de venda fora do país inaugurados só em 2023, Roberto pontua outras frentes descortinadas pelo grupo neste ano, como a conversão de lojas da Hering para megastores.
“Nós não queremos somente crescer, como manter as marcas sempre frescas e antenadas”, diz. “Temos também o compromisso com a sustentabilidade e com o fomento da indústria de confecção, para que ela se modernize cada vez mais no Brasil.” Que siga dando coloridos frutos.