As semelhanças entre o filme A Substância e a série da Globo A Fórmula
Premissa do filme estrelado por Demi Moore é a mesma da série de 2017, protagonizada por Drica Moraes: uma mulher que cria uma versão sua mais jovem

Cotado para o Oscar — ele rendeu a Demi Moore o Globo de Ouro de melhor atriz em comédia ou musical —, o blockbuster A Substância (2024) vem sendo alvo de comparações com a série A Fórmula, da Globo, de 2017.
A produção brasileira, escrita por Mauro Wilson e Marcelo Saback e dirigida por Flávia Lacerda e Patrícia Pedrosa, é uma comédia romântica que gira em torno de Angélica Dantas (Drica Moraes), uma cientista que desenvolve uma poção da juventude.
+ Por que cena da novela Mania de Você revoltou conselho de contabilidade
Quando bebe a tal fórmula, ela se transforma em sua versão trinta anos mais nova, Afrodite (Luisa Arraes). A jovem acaba se envolvendo com Ricardo (Fábio Assunção), novo chefe de Angélica e seu ex-namorado, o que rende muita confusão.
A premissa do filme americano é a mesma, embora ele tenha uma pegada de terror. Na trama, escrita e dirigida pela francesa Coralie Fargeat, Elisabeth Sparkle (Demi Moore) é uma celebridade em declínio na carreira por conta de sua idade.
Após ser demitida de seu programa fitness na TV por ser considerada “velha demais” para a função, ela decide experimentar uma droga do mercado clandestino que cria uma versão sua mais jovem, que se autobatiza de Sue (Margaret Qualley). As duas devem se alternar: uma semana para cada uma. Porém, apesar de serem uma só, começam a entrar em conflito.
Há quem argumente que ambos fazem referência ao clássico O Médico e o Monstro, do escocês Robert Louis Stevenson, livro que mistura ficção científica e terror, publicado originalmente em 1886. Porém, no caso da série brasileira e do longa americano, existem detalhes específicos que vêm fazendo o público acreditar que houve, sim, uma inspiração na produção da Globo.
+ Toninho Geraes x Adele: Justiça do Rio mantém suspensão a música
Ambas, por exemplo, falam sobre uma mulher que acaba criando uma versão mais jovem de si própria, enquanto enfrenta questões como o etarismo e as pressões estéticas da sociedade. “O Brasil que criou ‘A Substância'”, escreveu um usuário do X (antigo Twitter). “Estão de olho em nós”, garantiu outro. “O hype é só porque é gringo”, cravou um terceiro.
A Substância atualmente pode ser vista na plataforma Mubi, enquanto A Fórmula está disponível na Globoplay.
Veja os trailers das duas produções:
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui