Aos 81 anos, Susana Vieira não quer saber de aposentadoria — depois de ter participado dos primeiros capítulos da novela Terra e Paixão, volta aos palcos com a comédia Shirley Valentine, dia 29, no Teatro Casa Grande.
+ Cada vez mais carioca, Carminho traz ao Rio a turnê do álbum Portuguesa
“Trabalhar para mim é uma continuidade natural da vida, como acordar, tomar banho e descansar”, diz a dona de um currículo com mais de quarenta novelas e cinco décadas de TV Globo.
Seu contrato com a emissora vai até 2024 e a expectativa é que seja poupada da atual política de demissão e contratação por obra. O mais provável é que entre na lista dos atores de mais idade que estão fechando um contrato vitalício mediante redução de um terço no salário, opção que já teria sido adotada por Nathalia Timberg, Laura Cardoso, Mauro Mendonça, Rosamaria Murtinho e Aracy Balabanian.
+ Mariana Ximenes: de vilã de novela a intrigante Capitu no cinema
“Não entramos em nenhum acordo porque o meu contrato não terminou, mas soube que eles já ofereceram para alguns atores. É mais do que justo porque essas pessoas brilharam por muitos anos e deram muitas alegrias aos donos da empresa”, afirma Susana.
Você acabou de fazer uma novela e está de volta aos palcos com Shirley Valentine. Trabalhar é uma necessidade? É uma alegria para mim trabalhar na profissão de atriz. Mas acredito que, pelo meu temperamento, eu seria alegre trabalhando em qualquer profissão.
+ Concorrência acirrada: Sei Shiroma abre Suibi entre inaugurações de peso
Qual o segredo da sua boa forma e boa disposição aos 81 anos? Faço academia segunda, quarta e sexta e comecei a fazer ioga para iniciantes. Resolvi procurar uma coisa mais tranquila no fim do dia, me dá um pouco de paz. Estou adorando aquele sininho, o ‘Om’ , a música. Conseguir fazer aqueles movimentos que são difíceis é uma batalha a ser vencida, mais uma na minha vida que eu estou conseguindo enfrentar aos 80 anos. De vez em quando eu faço alongamento. Fora isso, procuro não entrar em depressão, não me aborrecer, minha tendência é ser encantada com a vida.
De qual pecado você não abre mão em relação à sua boa forma? Adoro fritura, bife a milanesa, coxinha, empadinha. Não consigo abrir mão do carboidrato e da fritura.
+ De volta à agitação: Nelson Motta é curador do Doce Maravilha
Globo e Susana Vieira são quase uma coisa só? Eu acredito sim porque eu me dediquei a essa empresa por 50 anos. Fora isso, tive 10 anos em SP, antes, fazendo TV Tupi, Record e Excelsior. Tanto que agora estou escrevendo minha autobiografia e vi como estou junto com a televisão desde 1960. A história parece que não acaba, não consigo acabar o livro, que tenho que entregar até o fim do ano. Estou na TV desde o preto e branco. Me sinto privilegiada, sim, porque Pude brilhar em todas as novelas, fiz todos os tipos de personagem, trabalhei com quase todos os autores, diretores e atores fantásticos.
É verdade que a Globo abriu uma exceção em relação às demissões e renovou seu contrato de forma vitalícia? Tenho contrato ainda até 2024. Ele ainda está em vigência. Não entramos ainda em nenhum acordo do contrato vitalício porque o meu não terminou. Estou à disposição quando eles me chamarem, mas soube que eles estão oferecendo para alguns atores o tal do contrato vitalício. Acho mais do que justo porque essas pessoas estão vivas, brilharam na tela da TV Globo por muitos anos e deram muitas alegrias aos donos da empresa assim como nós também, como funcionários, tivemos grandes alegrias na nossa vida.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui