Na segunda noite de eliminação do Big Brother Brasil 22, Tadeu Schmidt mais uma vez conquistou os espectadores com o seu discurso. Antes de revelar o mais votado pelo público para sair da casa, o apresentador disse uma frase em Libras para a mineira Jessilane, emparedada ao lado de Natália e Rodrigo.
+ BBB 22: ‘A família de margarina não é real’, diz Tiago Abravanel sobre avô Silvio Santos
“As pessoas próximas aí dentro sem querer dão sinais. Eu mesmo acabo passando sinais pra vocês. Quem souber captar, vai entender tudo o que está acontecendo”, disse antes de se comunicar com a Língua Brasileira de Sinais.
A professora de biologia é pós-graduada em Libras e, apreensiva com o resultado, traduziu a mensagem para os seus colegas na casa. “Professora, não fica triste. Calma, calma!”, disse Jessilane sobre o recado. Em seguida, Tadeu anunciou Rodrigo Mussi como o novo ex-participante reality, com 48,45% dos votos. “Quem sai da casa, hoje, é você que não pegou os sinais. Quem sai é você: Rodrigo”, finalizou.
+ O melhor do BBB 22 até agora é o comediante Paulo Vieira
Na internet, os usuários elogiaram o apresentador por ter usado a Língua de Sinais em um programa de televisão com grande alcance nacional. A Libras é a primeira língua dos surdos nascidos no Brasil – ou seja, a língua materna.
Qual a lição do discurso do Tadeu: APRENDAM LIBRAS!!!!!
— Preta Ijimú (@Nailahnv) February 2, 2022
cara foi muito bonito o tadeu falando em libras pra jessi especialmente porque ela tava muito nervosa. que discurso bonito
— heroina do lixo (@heroinadolixo) February 2, 2022
Pessoas da comunidade surda também vibraram com o discurso de Tadeu Schmidt. O influenciador Jorge Suede, presidente da Associação dos Surdos de São Paulo-ASSP, relatou em um vídeo nas redes sociais a emoção em ver a Libras ser usada no reality show. “Isso significa que a minha luta e a luta de diversos surdos não foi em vão, sabe?”
Após chegar a um consenso com outros amigos surdos, o influenciador também corrigiu a tradução da mensagem sinalizada pelo apresentador. “Chegamos na conclusão de que ele quis dizer: ‘professora, as mulheres ficam, você fica.’“, disse pelo Twitter.
depois de conversar com meus amigos surdos, chegamos na conclusão de que ele quis dizer «professora, as mulheres ficam, as mulheres ficam, você fica».
ficou um pouco confuso, porém como é o tadeu, eu perdoo <3
— jorge suede (@jorgesuede) February 2, 2022
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui