Apaixonada por Carnaval e por tecnologia, a empresária Alessandra Pirotelli, uma das criadoras dos “camarotes-festa” da Sapucaí (ela é co-fundadora do Camarote Rio, que completa 9 anos na Sapucaí e do badalado Nosso Camarote) encontrou uma nova forma de expressar sua devoção pela folia.
Em meados do ano passado, Alessandra, que é formada em engenharia da computação e tem mestrado em redes de comunicação, se debruçou sobre diferentes plataformas de Inteligência Artificial para criar as imagens reunidas no livro Carnaval Arte – Faces, cuja noite autógrafos aconteceu nesta sexta (9), no Camarote Rio.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
Elaborado, editado e publicado pela própria autora, o livro é o primeiro a usar a Inteligência Artificial para falar do Carnaval. A obra de 100 páginas conta com 48 imagens criadas a partir de comandos de ferramentas de IA. O resultado traduz personagens, rostos e momentos de alegria e êxtase dos foliões na Avenida. “Minha ideia foi exaltar os cidadãos anônimos, que são os grandes protagonistas desse espetáculo. Essa força do Carnaval sempre mexeu muito comigo”, conta Alessandra.