O trecho de areia em frente à Rua Teixeira de Melo, outrora conhecido como Dunas de Gal, agora é Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Rio. Era lá que a cantora, que morreu em novembro, costumava se reunir com amigos nos anos 1970, em meio às montanhas de areia que brotaram ali durante as obras de construção do emissário submarino de Ipanema.
Um novo ponto turístico para a cidade que entra na estação de termômetros nas alturas, levando os cariocas às ruas — e claro, às praias. De bons drinques a atividades esportivas, atrações culturais e quiosques recém-abertos, as novidades por lá são um convite a aproveitar esta maravilha de cenário como nunca antes.
– Remar no pôr do sol
Esta é uma das prazerosas experiências que os alunos do clube de canoa polinésia Vagalume Va’a (☎ 98272-0447) podem vivenciar. As saídas ocorrem às terças e quintas, das 16h30 às 18h30, e também atraem remadores de outras escolas. Para realizar apenas um passeio, o clube oferece saídas avulsas de duas horas na Baía de Guanabara pela Va’a Tour (☎ 98539-8691), passando por pontos como o Pão de Açúcar e a Fortaleza de São João. “E caso a pessoa queira começar a praticar, damos aulas experimentais”, acrescenta Letícia Lana, dona do clube junto a sua companheira Giselle Leal.
– Minha academia é na areia
De 15 de janeiro a 13 de março, a Praia de Ipanema vai receber a Rio Academia Amstel Ultra, com atividades gratuitas no Posto 10 — de equipamentos de musculação a aulas de ioga, crossfit, dança, meditação, alongamento, slackline e altinha. Nos fins de tarde, de sexta a domingo, rola outra novidade: atrações musicais e ações de bem-estar. As inscrições devem ser feitas pelo aplicativo Mude.
– Pizza e samba à beira-mar
Com os fornos ligados desde agosto, o Barthô Pizza (@bartho_praia) une duas paixões dos cariocas, numa extensão do Barthô Praia, também em São Conrado. A primeira pizzaria butique à beira-mar traz cardápio de petiscos, massas, sobremesas e, claro, as redondas como carro-chefe, servidas a partir das 18h. Às sextas, uma animada roda de samba arremata o programa.
– Discutir filosofia na praia
Nem só de mergulhos no mar e atividades esportivas vive quem frequenta a praia. O quiosque Espaço A, no Leme, recebe o projeto Filosofia na Praia (@filosofianapraia), que acontece quinzenalmente com entrada gratuita, reunindo interessados em discutir e refletir sobre questões existenciais. As aulas são transmitidas ao vivo no perfil no Facebook e no YouTube.
– Hora de aderir ao beach tennis
O esporte se espalhou pelo Rio e ganhou popularidade entre os cariocas. “É só dar um passeio pelas praias para ver pessoas de todas as idades jogando”, afirma a atleta Samantha Barijan, que abriu há pouco mais de um ano o Basa Beach Tennis (www.basabt.com.br), hoje com 900 alunos e seis centros de treinamento de Ipanema à Barra. Em breve, novas redes chegarão ao Recreio e à Freguesia.
– Adrenalina ao sabor do vento
Outra modalidade esportiva que vem com tudo para o verão é o wing foil, praticado com uma prancha de foil, de quilha comprida e fina e asa inflável no formato de asa-delta, direcionável com as mãos. Com a ação do vento, o praticante pode se sentir como se estivesse voando pelo mar. Na escola náutica CL Vela (☎ 99365-1669), na Marina da Glória, as aulas são individuais e duram uma hora.
– Hoje é dia de ska, bebê
Uma vez ao mês, o Alalaô Kiosk, no Arpoador, recebe uma roda que não é de samba. No lugar de cuícas e tamborins, instrumentos como cajón, tuba e trombone produzem o ritmo que mistura elementos das músicas caribenha, jamaicana e outros estilos. Até o vocalista do Coldplay, Chris Martin, quando veio se apresentar no Rock in Rio, foi ver — e ouvir — de perto. “Já estamos planejando o ‘Skarnaval’, nos dias que antecedem a folia”, adianta o músico Léo Villa Verde. Programe-se pelo perfil @rodadeska, no Instagram.
– DJs e comidinhas em São Conrado
Nos fins de semana de sol, as tardes na Praia do Pepino, em São Conrado, são embaladas pela trilha musical do So.Ga Sunset (@soga_beach). Debaixo de uma tenda de tecidos, numa combinação exótica de estampas e cores, DJs marcam presença e atraem a turma jovem que adotou o espaço como ponto de encontro, regado a açaí, sucos, smoothies, bruschettas e cerveja gelada.
– Surfar com um campeão
A casa do bicampeão mundial Carlos Burle, o Burle Experience (@burleexperience), na Barra, promove ações voltadas à sustentabilidade e oferece cardápio de comidinhas saudáveis, além de modalidades como stand up, canoa havaiana, beach tennis, futevôlei, ioga e kitesurf para distintas idades. Em janeiro, a novidade será a colônia de férias para crianças de 8 a 14 anos, com a participação do ídolo das ondas.
– Começar o dia fazendo ioga
Até julho de 2023, o projeto Mude com a Yoga (@instadamude) promove aulas gratuitas em pontos da orla do Leme, Arpoador, São Conrado e Barra. Quinze professores conduzem as atividades matutinas apoiadas em duas vertentes: a hatha e a vinyasa yoga. Para participar, é necessário baixar o aplicativo Mude, fazer o cadastro e reservar dia e horário com antecedência.
– Pedalar com a vista do mar
Primeiro estúdio de spinning ao ar livre do Brasil, o Beach Cycle tem despertado a atenção de cariocas que querem movimentar o corpo ao ar livre e com a bela vista da Praia de Ipanema. Neste verão, a iniciativa traz também atividades na Praia da Barra e aulas gratuitas em parceria com a Mude. Agendamento no site https://www.beachcycle.com.br.
– Barco na palma da mão
Presente em mais de trinta cidades e catorze estados do país, o Fleetss é um aplicativo que conecta quem quer oferecer e alugar barcos. No Rio, a plataforma digital já conta com 376 embarcações e 2 233 usuários cadastrados. O serviço permite que o usuário avalie os locatários e faça reserva das embarcações com seguro de acidentes pessoais já incluso. Basta baixar o app gratuitamente pelos sistemas iOS e Android.
– Um pouco de ioga, um pouco de pastel
Desde o início do ano, na orla do Leme, o Ginga (@ginga.rio) está cheio de novidades: diferentes atrações musicais passaram a embalar as noites no quiosque, a carta de drinques ganhou novos coquetéis do mixologista Thiago de Teixeira para acompanhar acepipes como o pastel de polvo com paio (R$ 18,90) e, aos sábados, há um momento mais zen, com os aulões de ioga pela manhã.
– Descobrir novos points na orla
Até o fim de 2022, uma série de novos quiosques aportam no calçadão: do Outbêco, inspirado na famosa rede de temática australiana, que chega à Barra, próximo ao posto 8, ao Quiosque do Cristo, com direito a réplica da estátua na altura do Posto 11 do Recreio. E a lista não para por aí. Enchendo Linguiça e Dumar inauguram em Copacabana, e o Exquina da Praia, no Recreio. Mais uma novidade da estação, o Beach Club Sel D’Ipanema fica defronte ao hotel da Rede Accor que funciona no Posto 9.
– Curtindo o som do reggae
Além das apresentações de jazz às sextas, o La Carioca (@lacariocacevicheria), especializado na culinária peruana, passou a contar às quintas com uma programação voltada ao reggae. Batizado de Quinta Jah, o evento no Leblon tem a participação do cantor e DJ Marcelinho da Lua. Oferece ainda aulas de ioga com café da manhã aos sábados e roda de samba e capoeira no calçadão aos domingos.
– Com o pé na bola
Três vezes campeã mundial de futevôlei e dona de seis títulos no campeonato brasileiro, Natalia Guitler (@nataliaguitler) abriu na Praia da Barra, na altura do Posto 6, o centro de treinamento que leva seu nome. “Minha metodologia mistura tudo que aprendi ao longo desses anos”, diz a atleta. As aulas acontecem diariamente, sempre de manhã. Detalhe: mesmo quem nunca tocou numa bola pode aprender a dar os primeiros voleios.
– Navegar pela história da Baía
Opção de bom custo-benefício, o passeio realizado pela Marinha do Brasil começa no espaço cultural no Porto, onde o visitante pode ver atrações como o Submarino-Museu Riachuelo. A embarcação passa por pontos históricos do Rio e de Niterói. Com duração de 1h30, a viagem é conduzida por um guia que compartilha curiosidades sobre cada local. A partir de R$ 21,00 no https://www.ingressocomdesconto.com.br.