Sete destinos para um fim de semana nos arredores do Rio
Uma lista de lugares e hotéis mais exclusivos próximos à capital carioca para viajar com segurança e ficar mais isolado nesta retomada do turismo
Hotéis em áreas mais isoladas ganham força na retomada do turismo no estado do Rio. A conta é fácil: com a necessidade de distanciamento, viagens para locais sem aglomeração e com serviços mais exclusivos se converteram em uma saída mais segura para quem quer sair da cidade. E são muitas as opções próximas à capital carioca, de pousadas de charme com bangalôs munidos de piscina privativa a pousadas e fazendas com trilhas e atividades na natureza.
Mas antes de ir, lembre-se que os viajantes têm também a responsabilidade de não levar o vírus para locais mais distantes e com pouca estrutura. Faça seus exames e respeite os protocolos.
Hotéis em Visconde de Mauá
Mauá fica na divisa com Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira. É uma região muito pacata e tranquila, cercada de cachoeirass. De carro, fica a pouco mais de 3 horas do Rio de Janeiro.
Pousada Portal Dos Ventos: Com vista para a Pedra Selada, essa pousada fica em meio à mata e no alto do vale. Os chalés são espaçosos e aconchegantes, avararandados, e algumas unidades têm hidromassagem. Da pousada, chega-se andando na cachoeira do Escorrega, que fica a não mais de 1 quilômetro. Porém, ela não aceita crianças.
Fazenda do Mel: a vantagem aqui é que a fazenda tem diversas trilhas, um rio, duas cachoeiras e a água que abastece a pousada vem da nascente localizada no terreno. O inconveniente é que a fazenda fica um pouco mais distante: a cerca de 7 km do centro de Mauá, e a 11km da cachoeira do Escorrega , por exemplo.
Porém, se a intenção for se isolar, é uma boa pedida. E crianças são aceitas.
Outro lindíssimo é a Terras Altas, com chalés de madeira a 2 km da cachoeira Águas Claras, a 5km do centrinho de Mauá e a 10km de Maringá. Entre os protocolos de segurança, desinfecção com pulverização usando-te Nippo- Bad Plus, pedidos de café e demais refeições precisam ser feitas por Wpp e com hora marcada no restaurante. A pousada também tem os selos Safe Travel e Turismo Responsável.
Olha que lindo é lá:
Já para ficar bem pertinho da Maringá, a dica é o Buhler, que tem clima der fazendinha, mas fica a poucos minutos do centrinho.
E mais afastada, dessa vez no Vale do Pavão, só que super charmosa, tem a Tijupá. Está a quase 4 km de Maringá, mas em um terreno amplo com rio e uma piscina natural.
Hotéis de montanha: Serra de Itaipava e arredores
Itaipava, Araras, Serra do Cuibá. A menos de 2h da capital fluminense, esses destinos são perfeitos para uma escapada rápida do Rio. A região tem ótimos restaurantes e pousadas de charme que oferecem, entre outras atividades, passeios de cavalo, trilhas e chalés com hidromassagem.
Pousada Tankamana: Uma das pousadas mais lindas dessa área, a Tankamana fica no Vale do Cuiabá, que vem se firmando no turismo de charme e, na gastronomia, pela produção agroecológica de hortifrutis, queijos, geleias e trutas.
O hotel é lindíssimo. A vista para montanhas percorre toda a propriedade, e o destaque vai para os chalés de madeira com varanda e hidromassagem.
Sobre os protocolos do Covid-19, a pousada faz check-in e o check-out online, o café-da-manhã pode ser solicitado a qualquer hora nos quartos, e o distanciamento é garantido nas áreas comuns. As piscinas estão abertas, assim como as hidromassagens privativas.
Quinta da Paz Resort: Rodeado por natureza, o hotel faz parte do selo Roteiros de Charme, e tem acomodações amplas com vista para os jardins e o vale. A decoração dos chalés é temática e inspirada em países. Algumas habitações possuem hidromassagem.
O Quinta tem também piscina, SPA e piscina, mas vale ressaltar que o uso desses espaços está limitada para promover maior segurança devido ao covid-19. Ao ar livre, sem limitação, há trilhas e até uma pequena cachoeira.
Pousada Les Roches: A Les Roches , também no Vale do Cuiabá, é uma pousada com ambiente mais voltado para famílias. Os chalés são afastados uns dos outros, com quartos amplos bem equipados e aconchegantes. Das atividades ao ar livre, há trilhasm ciclismo, golfe e tênis.
Entre os procedimentos de segurança contra o Covid-19, a pousada diminuiu a quantidade de mesas no restaurante para garantir o distanciamento, e está realizando os cuidados de sanitização indicados pelos protocolos. Além disso, as áreas comuns como sauna e sala de ginastica só podem ser utilizadas por uma família de cada vez. Já a piscina segue aberta a todos, e as refeições podem ser feitas também nas acomodações.
Hotel Solar do Império: Imagine se hospedar em um hotel que já recebeu personagens importantes como a Princesa Isabel e o Conde d’Eu. O Solar de Império é assim, uma volta no tempo, e um lugar para quem gosta de sítios históricos. Localizado em Petrópolis, ele ocupa dois casarões tombados do século 19, em estilo neoclássico, e tem apenas 24 suítes.
O café da manhã pode ser desfrutado a qualquer hora nos jardins, e o hotel manteve abertas as piscinas, spa, e sauna, porém com restrições por causa do protocolos de segurança. As refeições são à la carte, e podem ser pedidas na habitação.
E sextas e sábados, às 17h, é servido um chá boas-vindas como cortesia para os hóspedes, com degustação de mini muffins, chocolate quente e biscoitos caseiros.
Hoteis em Teresópolis
Hotel Rosa dos Ventos: O Rosa dos Ventos tem uma vista lista da natureza local, um lago com atividades ao ar livre para todos das famílias e chalés aconchegantes, todos em madeira e com decoração rústica.
Entre as atividades ao ar livre, há trilhas, cavalgadas, canoagem.
Onde ficar em Cabo Frio
Litoral Carioca tem fama de ser sempre agitado, mas em tempos de pandemia o distanciamento é necessário e dá para encontrar essa tranquilidade até mesmo em cidades como Cabo Frio.
Hotel Solar do Arco: Embora Cabo Frio seja uma região mais agitada, o Hotel Solar do Arco é um pequeno oásis na cidade, e um pouso bem bacana para quem quer curtir praia sem aglomerar. Com estilo colonial, pátios internos azulejados e clima mediterrâneo, o Solar ocupa uma casa que pertenceu aos Orléans e Bragança, no Bairro da Passagem.
O bairro, histórico, é considerado o novo polo gastronômico do bairro e Cabo Frio, e lembra um pouco Paraty. Uma graça de lugar!
Falando em Paraty…
A cidade histórica de Paraty retomou as atividades agora em 1 de julho, já divulgando o calendário turístico e cultural da cidade para o segundo semestre. Fica garantida, entre outros eventos, a 18ª edição da Flip (Feira Literária Internacional de Paraty), para novembro.
Pelo protocolo local, a barreira sanitária foi mantida, e continua proibida a entrada de vans e ônibus de turismo. Hoteis, casas de temporada podem funcionar. Já entre as praias, ficam fechadas as estão dentro da Reserva Ecológica da Juatinga do Mamanguá esquerdo até a praia do Sono. Trindade também permanece fechada por decisão da comunidade.
Casa de temporada em Paraty: Nada mais isolado do que uma casa de frente para o mar, com acesso restrito e distante da cidade de Paraty. Essa residência é ampla, ótima para famílias, com deck, ambiente arejados, varanda e acesso para barcos. As roupas de cama são Trousseau, tem wifi – o que significa que você pode fazer home office por lá – e fica a 4km do centro
Casa na estrada costeira Paraty Mirim: Mais uma opção de casa de temporada, dessa vez próxima a Paraty-Mirim. Com piscina, hidro, sauna, é uma opção para famílias. O lugar é acessível de carro, e pode-se contratar passeios de barco privativo para as ilhas próximas, que são lindíssimas. Recomendo o Celso para os passeios (24 99963-0284).
Já se a ideia for ficar no centro de Paraty, as melhores opções são a Pousada Literária, única da cidade com o selo Virtuoso e pousada oficial da Flip, e a Casa Turquesa.
A Literária tem apenas 9 suítes, 13 apartamentos e 3 vilas, em um projeto arquitetônico assinado pelo escritório Jacobsen Arquitetura.
Exclusiva, espaçosa, a pousada segue protocolos de segurança na limpeza e colocou como obrigatório o uso de máscaras em suas áreas comuns.
A Literária também organiza passeios seguindo cuidados de distanciamento, e entre eles há o que leva ao Saco do Mamanguá, em uma escuna com no máximo 6 pessoas. No barco, almoço e coquetel assinados pelo chef Bertrand Martene.
A Casa Turquesa, por sua vez, faz parte do Circuito Elegante e tem o selo Safe & Clean, assim com o do Turismo Responsável. E mais:
_ Fiz questão ainda de contratar a consultoria de Marcelo Boeger, especialista em hospitalidade hospitalar, para me cercar de todos os cuidados possíveis. E abrir duas semanas depois da retomada do turismo na cidade, para ter toda a segurança – conta a proprietária da pousada, Tetê Etrusco.
A Casa Turquesa está operando com 50% da capacidade, uso obrigatório de máscaras e aferição de temperatura em colaboradores e hóspedes. O café da manhã é servido na mesa, a piscina funciona com capacidade reduzida, e a biblioteca sob supervisão.
Na avaliação de Tetê, a reabertura está sendo feita de forma muito segura. Segunda ela, a cidade ficou fechada durante 5 meses e agora faz uma retomada gradual e responsável:
_ Há pessoas, mas não há aglomeração, os viajantes têm se mostrando conscientes e tudo está abrindo aos poucos e de forma controlada – conta.
Hoteis em Búzios:
Búzios reabriu para o turismo dia 1 de julho (leia aqui sobre a reabertura de Búzios ao turismo). Só entram na cidade pessoas com QR Code, que deverá ser fornecido por bares e restaurantes, e as praias estão abertas apenas para atividades na areia e na água; o banho de sol segue proibido. Os hoteis podem funcionar com 70% da capacidade, bares e restaurantes com 50% e fechando 23h.
Boutique Hotel & Spa Casas Brancas: Fica na Orla Bardot. O hotel está sanitizando todas as áreas sociais do hotel duas vezes por dia com peroxi-4, e limpando o mobiliário com o equipamento Rainbown (o equipamento tem, entre outras tecnologia, o filtro HEPA). Isso além da obrigatoriedade de máscaras nas áreas comuns. Piscinas e restaurantes estão abertos.
O Vila da Santa, na Praia dos Ossos, segue todos os procedimentos recomendados pela Anvisa, além dos cuidados extras sugeridos pela Brazilian Luxury Travel Association. Entre eles, check-in online, café agora será à la carte, e refeições podem ser desfrutadas ao ar livre.
As piscinas segues abertas, mas com limitação. A maior pode receber até 4 pessoas por vez, e a menor só mediante agendamento.
Vale do Café
Cultura, história e natureza são as atrações do Vale do Café, região que inclui Vassouras, Valença,Conservatória e Valença. Aqui, o destaque – como o próprio nome diz – são as antigas fazendas produtoras de café do século XIX, com suas igrejas e casarios coloniais.
Fazenda São Luiz da Boa Sorte: Fica em Vassouras, e tem uma área externa de mais de 4 mil hectares, e está funcionando apenas para hospedagem. As visitações externas estão suspensas, no momento. O hotel está funcionabdo com 50% do limite de ocupação, atividades recreacionais ao ar livre como cavalgadas estão mantidas, mas piscinas e saunas foram fechadas. Um dado interessante: os quartos ficam isolados e sem uso por no mínimo de 2 dias após saída do hóspede.
Acompanhe o Juju na Trip pelo Instagram e pelo Youtube