Continua após publicidade

A Nasa passa a ajudar no monitoramento de situações de risco no Rio

A Agência transmitirá dados que permitem a identificação de ilhas de calor e mudanças climáticas na região metropolitana da cidade

Por Heloíza Gomes
Atualizado em 2 jun 2017, 11h57 - Publicado em 1 out 2016, 01h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O monitoramento de situações de risco, como acidentes naturais, secas, enchentes e deslizamentos na cidade, passa a contar com um apoio inédito. A partir desta semana, a Agência Espacial Americana (Nasa) transmitirá dados que permitem a identificação de ilhas de calor e mudanças climáticas na região metropolitana do Rio. Além de observar áreas com grande concentração de asfalto, concreto e muito urbanizadas, o aparato fornecerá informações sobre as chamadas ilhas de frescor, a exemplo do Jardim Botânico e do Campo de Santana. Os informes serão repassados ao Instituto Pereira Passos (IPP) por meio de um aplicativo, restrito a técnicos. O acordo prevê ainda o acesso a imagens, em tempo real, colhidas por uma rede de satélites, entre eles o Landsat-8, lançado ao espaço em 2013, e vai beneficiar outros órgãos da prefeitura, como o Centro de Operações Rio (COR) e a Fundação GeoRio.

    Robô da boa mesa


    Dennis Savini_Divulgação
    Dennis Savini_Divulgação ()

    Já imaginou ter vinte eletrodomésticos em um? Pois a empresa alemã Vorwerk não só pensou, como produziu. Chamada de Thermomix, a máquina, que pesa 7,95 quilos, desempenha o papel de fogão, batedeira, moedor e balança, entre outros utensílios. E não para por aí. Ainda prepara alimentos a vapor e sem saturação de gordura para a turma fitness. Não é à toa que o equipamento será um dos destaques do Sirha Rio, feira de gastronomia, hotelaria e foodservice, que acontece no Riocentro, de 4 a 6 de outubro. Em tempo: os chefs Alex Atala e Felipe Bronze já têm o seu.

    Continua após a publicidade

    Hora de comemorar


    Leticia Auler_Divulgação
    Leticia Auler_Divulgação ()

    No mês dedicado ao combate ao câncer, o Instituto João Alves Affonso, em Laranjeiras, recebe a exposição Eu Venci o Câncer, na quinta (6). Para a mostra, quarenta mulheres que se curaram da doença posaram para as lentes dos fotógrafos Papa Pizziali e Letícia Auler esbanjando felicidade. “Depois de escutar suas histórias de superação e força, percebemos que poderíamos enfrentar qualquer barra. Mas a melhor parte é saber que, por meio das nossas fotos, outras mulheres se sentirão motivadas a vencer também”, diz Leticia. 

    Continua após a publicidade

    1.000 cariocas… 

    …de dez escolas da rede municipal assistirão ao Circuito de Concertos Didáticos, que acontece entre 17 e 27 deste mês. No programa, trinta concertos de música erudita e popular, acompanhados de palestras. O músico Marcell Powell, por exemplo, falará sobre a obra do pai, Baden Powell, enquanto o duo David Ganc e Fábio Adour vai utilizar ringtones (sons de celular) na Quinta Sinfonia de Beethoven e na Marcha Nupcial, de Mendelssohn. 

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de 35,60/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.