Continua após publicidade

Abastecimento de água pode demorar três dias para ser regularizado no Rio

Após interrompimento por causa de espuma misteriosa, Estação do Guandu voltou a operar com 100% da capacidade na noite de segunda (28), segundo Cedae

Por Da Redação
29 ago 2023, 12h23
espuma-Rio-Guandu
Espuma no Rio Guandu: despejo irregular prejudicou 11 milhões de pessoas  (TV Globo/Reprodução)
Continua após publicidade

Já está funcionando a todo vapor a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Segundo a Cedae, a ETA voltou a operar com 100% da capacidade às 4h17 desta terça (29). O funcionamento da unidade havia sido interrompido no início da manhã desta segunda (28), após a constatação da presença de uma espuma branca misteriosa. Técnicos da companhia identificaram que ela foi gerada por de surfactantes (composto presente nos detergentes) despejados irregularmente no Rio Guandu. O abastecimento pode levar até 72 horas para ser normalizado completamente nas regiões atendidas pelo sistema.

+ “Pó branco” encontrado em calçadas era mesmo farinha, conclui polícia

A Cedae informou que a água com surfactante não foi, em momento algum, distribuída para a população. Assim que foi constatada a presença do composto, a captação foi interrompida, e a água que já estava no interior da estação foi descartada. De acordo com a companhia, o material poluente foi detectado a cerca de três quilômetros de distância da estação de tratamento, na barragem principal de captação. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) investigam a origem do descarte do material. A empresa que fez o descarte irregular da substância ainda não foi identificada, mas a DPMA já sabe que ela fica no polo industrial de Queimados, na Baixada. Seria uma fábrica de detergentes.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

A Cedae fornece a água que chega a aos municípios do Rio de Janeiro, de Duque de Caxias, de São João de Meriti, de Nova Iguaçu, de Mesquita, de Nilópolis, de Belford Roxo e de Queimados. O abastecimento ficou suspenso por 13 horas para 11 milhões de pessoas. Na cidade do Rio, o abastecimento chegou a ser interrompido em 21 bairros.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.