Acadêmicos de Niterói vence Série Ouro e vai para o Grupo Especial em 2026
Duas agremiações caíram para a Série Prata: São Clemente e Tradição, que ficaram em 12º e 13º respectivamente

Foi uma disputa apertada, com o ranking mudando a cada quesito. Apenas no último deles, bateria, a situação se confirmou e a Acadêmicos de Niterói pôde comemorar: ela é a vencedora da Série Ouro em 2025 e ganhou um passaporte para estrear no Grupo Especial no ano que vem.
A agremiação niteroiense levou à Sapucaí o enredo Vixe Maria, celebrando o São João de Maracanaú, no Ceará. A festa é uma das maiores do mundo. Desenvolvido pelo carnavalesco Tiago Martins, o desfile contou as origens dessa celebração popular. “Eu conheci o Carnaval através das quadrilhas de festa junina, e agora realizo um sonho”, emocionou-se o carnavalesco em entrevista à Band logo após a apuração das notas.
A escola foi fundada em 2018 e, em 2022, a Acadêmicos do Sossego, também de Niterói, cedeu os direitos de desfile para ela, retornando apenas à disputa local, em Niterói.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
Duas agremiações caíram para a Série Prata: São Clemente e Tradição, que ficaram em 12º e 13º respectivamente.
Vale lembrar que, por conta do incêndio que atingiu uma fábrica de fantasias no dia 12 de fevereiro, Império Serrano, Unidos da Ponte e Unidos de Bangu foram ‘hors concours’ no desfile de 2025. Ou seja: elas não puderam ser rebaixadas para Série Prata e tampouco tiveram a chance de ser alçadas à elite do Carnaval, permanecendo, portanto, na Série Ouro.
Além disso, seis escolas tiveram penalidades e, antes mesmo da apuração começar, tiveram pontos descontados. A Botafogo Samba Cube perdeu 1 décimo devido a uma falha mecânica em uma alegoria. Já a Tradição perdeu 1 décimo porque usou instrumentos com logomarca de outra agremiação. A União de Maricá perdeu 1 décimo porque avançou na área de concentração para armação sem autorização. Já a Inocentes de Belford Roxo perdeu 1 décimo porque estourou o tempo do desfile em um minuto. A Em Cima da Hora se excedeu em dois minutos e perdeu 2 décimos. E a União do Parque Acari perdeu 1 décimo porque excedeu 1 minuto tempo máximo regulamentar.
O presidente da Liga RJ, Hugo Júnior, destacou a lisura do processo de votação, com uma apuração tranquila e ótimos desfiles na Sapucaí em 28 de fevereiro, a sexta de Carnaval, e 1º de março, sábado de Carnaval.
Veja como ficou a classificação geral:
1º) Acadêmicos de Niterói – 269,5
2º) Estácio – 269,3
3º) Porto da Pedra – 269,1
4º) União da Ilha – 268,9
5º) União de Maricá – 268,8
6º) Acadêmicos de Vigário Geral – 268,6
7º) Arranco – 267,7
8º) União do Parque Acari – 267,5
9º) Em Cima da Hora – 267,2
10º) Inocentes de Belford Roxo – 267,1
11º) Botafogo Samba Clube – 267
12º) São Clemente – 266
13º) Tradição – 265,4