Parte dos problemas que assomam os usuários dos aeroportos do Rio de Janeiro serão solucionados – pelo menos enquanto a cidade receber a Jornada Mundial da Juventude. Na última semana foi anunciado um esquema especial de funcionamento para receber os peregrinos que virão ao encontro católico, que acontece entre os dias 23 e 28 de julho. A operação, que acontece até o dia 31, foi planejada com base na experiência de eventos anteriores, como o Rio+20 e a Copa das Confederações. Entre as medidas, está um aumento de 30% no número de funcionários das áreas de operações, segurança, manutenção e atendimento nos aeroportos Santos Dumont e Tom Jobim.
Os peregrinos que desembarcarem nos aeroportos da cidade serão atendidos por funcionários trilíngues e haverá a instalação de placas de sinalização em português, inglês e espanhol. No setor C do terminal 1 do aeroporto Tom Jobim, haverá ainda um espaço que funcionará durante 24h até o fim do mês, com praça de alimentação, banheiros, acesso gratuito à internet e pontos de autoatendimento aos peregrinos. Um ônibus especial fará o transporte dos passageiros do terminal 2 para o 1.
A Secretaria de Aviação Civil prevê que cerca de 70 mil pessoas desembarquem na cidade durante o evento, número que representa um aumento de 60% em relação à circulação média dos aeroportos.