Agente da prefeitura dá voz de prisão a mulher ao ser chamada de ‘macaca’
Equipe da Seop realizava operação de ordenamento e desobstrução do espaço público quando ela xingou a servidora; ação foi filmada

Uma mulher foi presa após chamar uma agente da Secretaria municipal de Ordem Pública (Seop) de “macaca” na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, na última sexta (7). Segundo os colegasd da agente, a equipe realizava uma operação de ordenamento e desobstrução do espaço público quando a mulher tentou resistir à ação. Ela teria feito ameaças e cometido injúria racial contra a servidora da prefeitura. A agressora foi filmada pela equipe afirmando tê-la chamado de “macaca”.
+ “Cometi o crime de ser preto?”, questiona estudante baleado por PM
No vídeo, a agente se aproxima da mulher, que estava sentada na calçada, e pergunta o que ela o teria dito. Quando a mulher confirma a ofensa, a funcionária da prefeitura lhe dá voz de prisão. O diálogo entre as duas foi registrado:
“Você falou o que pra mim?”
“Chamei de macaca.”
“Então vem. Está presa.”
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
A mulher, que não teve o nome divulgado, foi presa em flagrante e encaminhada à 12ª DP (Copacabana), onde permaneceu detida. O crime de racismo ou injúria racial é considerado imprescritível e inafiançável. A pena prevista varia de dois a cinco anos de reclusão, além de multa.