Com o perdão do trocadilho, existem aplicativos de celular que são uma mão na roda para quem curte andar de bicicleta. E não estamos falando do Bike Rio, sistema de aluguel de bicicletas lançado em 2011. Há programinhas que dão dicas de percursos, ajudam a montar treinos personalizados para quem quiser pisar mais fundo no pedal e trazem ainda outras informações úteis aos ciclistas. Tome nota, a seguir.
1 – MapMyRide
O que faz: o app mapeia a sua rota à bordo da magrela e permite o compartilhamento do trajeto com amigos. São mais de 120 milhões de percursos no mundo inteiro, no Rio inclusive. Além disso, o programa oferece ferramentas de treinamento e dicas de nutrição.
Disponível para: iOS e Android
Preço: grátis
2 – Strava
O que faz: utiliza o GPS do celular para determinar a localização, a velocidade e os trajetos percorridos pelo ciclista. Os dados são então transformados em gráficos de desempenho, que podem ser analisados e comparados aos de outros usuários.
Disponível para: iOS e Android
Preço: grátis
3 – cicloviaRio
O que faz: o aplicativo desenvolvido em parceria com a ONG carioca Transporte Ativo se baseia em um mapa colaborativo. É possível buscar onde há bicicletários, oficinas, bombas de ar e bicicletas públicas, além de ciclovias e ciclofaixas.
Disponível para: iOS
Preço: grátis
4 – Rio de Bicicleta
O que faz: assim como o cicloviaRio, esta versão para Android reúne informações úteis como localização das ciclovias, bicicletários, chuveiros, pontos de aluguel e oficinas. Os mapas são mantidos por um projeto da ONG Transporte Ativo e atualizados periodicamente.
Disponível para: Android
Preço: grátis
5 – Sports Tracker
O que faz: criado por ex-funcionários da finlandesa Nokia, uma das empresas pioneiras em aplicativos de GPS para celulares, o programa registra dados como velocidade, tempo de pedalada, distância, ganho de altitude e batimento cardíaco. O ciclista pode inclusive tirar fotos do percurso para compartilhar via app e até mesmo postar as músicas ouvidas no passeio.
Disponível para: iOS e Android
Preço: grátis
6 – Endomondo
O que faz: o app registra a velocidade, distância, percurso e as calorias gastas, emitindo ainda um aviso sonoro a cada quilômetro percorrido. É possível também trocar mensagens instantâneas com outros ciclistas durante a pedalada e desafiá-los para um racha em determinado trecho.
Disponível para: iOS, Android, Windows, Blackberry e Nokia
Preço: grátis (plano básico)
7 – iBiker
O que faz: oferece recursos que permitem ao usuário configurar suas rotinas de treino e manter relatórios diários de diferentes atividades físicas ? ciclismo, inclusive. Tem ainda um rastreador de calorias, informações sobre pressão do sangue e evolução do peso. É possível também adquirir conteúdo extra, como rotinas personalizadas.
Disponível para: iOS e Android
Preço: grátis
8 – Bikemap.net
O que faz: essa é para quem curte andar de bike em viagens pelo mundo afora. O programinha sugere diversas rotas de passeio em diferentes lugares e tem uma interface simples integrada com o Facebook. Também é possível criar suas próprias rotas e disponibilizá-las para outros usuários. Também é possível consultar os trajetos online, no site https://www.bikemap.net
Disponível para: iOS
Preço: grátis
9 – Itinere
O que faz: mapeamento de rotas com informações úteis como buracos na pista, oficinas de bicicletas, pontos perigosos e sugestões de caminhos, tudo fornecido pelos próprios usuários. Ainda neste mês, a comunidade de ciclistas terá metas individuais e coletivas que, se atingidas, podem ser trocadas por prêmios.
Disponível para: iOS
Preço: grátis
10 – My tracks
O que faz: compila todos os dados do percurso em tempo real e emite avisos de voz a cada etapa concluída de forma que o ciclista tome conhecimento de seu desempenho. O app pode ser sincronizado com monitores cardíacos para esportistas, através de Bluetooth, e logo em seguida transfere todos os dados para planilhas do Google Docs.
Disponível para: Android
Preço: grátis