O Rio conta com uma das maiores redes de ciclovias da América Latina. Com 370 quilômetro de extensão, a cidade atrai cada vez mais adeptos da modalidade, seja para fugir do trânsito, economizar tempo e dinheiro ou por lazer. Para ajudar aos ciclistas de plantão, fizemos uma lista de dez aplicativos para alugar, traçar rotas e fazer amigos ciclistas. É só conferir e boa pedalada.
Strava: É o mais popular entre os ciclistas já que funciona como rede social e como programa de treinamento. Além de registrar os dados normais do treino inteiro como distância, velocidade, trajeto, tempo e etc oferece também a possibilidade de cadastro de trechos específicos. Os dados podem ser comparados com os de outros usuários do aplicativo e há um ranking de todos os ciclistas, estimulando uma (saudável) competição.
- Disponível para: iOS e Android
- Preço: grátis
Bike Repair: Fundamental para não ser pego de surpresa. O guia de 42 páginas ajuda a resolver mais de 70 problemas mecânicos que a bike possa apresentar, desde regular os freios a consertar a câmera de ar. São mais de 230 fotos que explicam o passo a passo detalhado.
- Disponível para: iOS e Android
- Preço: USD3,99
Map my Ride: Também funciona como rede social, mas o aplicativo vai além da pedalada em si já que é possível registrar também a alimentação. Para o treino, usa o GPS do celular para oferecer diversas rotas além da opção de criar novas, gravar todas as atividades (distância, calorias, velocidade, etc) e compartilhá-las com os amigos. Pelo computador é possível checar os caminhos e ter um ideia do gasto calórico do treino.
- Disponível para: iOS e Android
- Preço: grátis
Bicicletando: Importante para os ciclistas urbanos. Ele avisa os pontos de risco no trajeto, oferece informações sobre ciclovias, regras de trânsito e grupos de ciclistas em diversas cidades do país e permite postar fotos com filtros. Para ajudar o meio ambiente, ele contabiliza a distância percorrida e a quantidade de carbono economizada e possibilita a troca por descontos em produtos.
- Disponível para: iOS e Android
- Preço: grátis
Sport Tracker: Registra os dados da pedalada como velocidade, tempo e distância, além do ganho de altitude e batimento cardíaco. É possível tirar foto do próprio circuito para compartilhar com outros ciclistas.
- Disponível para: iOS e Android
- Preço: grátis
Instant Heart Rate: Não é especificamente para ciclistas, mas é bastante útil para a prática de esportes. Basta pressionar a ponta do de do por 10 segundos contra a câmera fotográfica do celular para medir seus batimentos cardíacos, que podem ser salvos no aplicativo.
- Disponível para: iOS e Android
- Preço: grátis
Endomondo: o app registra a velocidade, distância, percurso e as calorias gastas, emitindo ainda um aviso sonoro a cada quilômetro percorrido. É possível também trocar mensagens instantâneas com outros ciclistas durante a pedalada e desafiá-los para um racha em determinado trecho.
- Disponível para: iOS, Android, Windows, Blackberry e Nokia
- Preço: grátis (plano básico)
Cylemeter: Desenvolvido apenas para iOS, ganhou o prêmio de melhor aplicativo de saúde e fitness da Apple em 2011. Além de coletar dados comuns, é possível controlar o app pelos comandos do fone de ouvido e competir com você mesmo, ao acessar o histórico do treinamento.
- Disponível para: iOS
- Preço: grátis
iBiker: oferece recursos que permitem ao usuário configurar suas rotinas de treino e manter relatórios diários de diferentes atividades físicas – ciclismo, inclusive. Tem ainda um rastreador de calorias, informações sobre pressão do sangue e evolução do peso. É possível também adquirir conteúdo extra, como rotinas personalizadas.
- Disponível para: iOS e Android
- Preço: grátis
BikeMap: Ótimo para descobrir novos trajetos. Você escolhe seu ponto de partida ou a distância que deseja percorrer e ele te oferece as opções de rotas na região. É possível também cadastrar os caminhos preferidos e compartilhar com outros usuários do aplicativo.
- Disponível para: iOS e Android
- Preço: grátis