A atriz e cineasta transexual Galba Gogóia, de 29 anos, denunciou ter sido vítima de transfobia em bar no Flamengo, na Zona Sul, no sábado (10) de Carnaval. Depois de usar o banheiro feminino do estabelecimento, ela foi xingada e ameaçada por um grupo de homens.
+ Ocorrências policiais caem 47% em relação ao Carnaval do ano passado
A atriz estava em um bloco de Carnaval no Aterro do Flamengo e foi com amigos ao bar Belmonte. “Um cara parou do meu lado e ficou encarando meu amigo que é um homem gay. Ficamos na dúvida se ele queria pegar nossa mesa ou se tava agindo com violência. Do nada, ele começou a ficar violento e gritar com a gente“, explicou a atriz, em uma publicação nas redes sociais.
Segundo Galba, o rapaz começou a xingá-la por ter usado o banheiro feminino. “Ele simplesmente veio falar que eu que ter vergonha de ser um homem e usar banheiro feminino, depois começou a fazer vários xingamentos”, afirmou.
Galba contou que chegou a mostrar seus documentos para comprovar que era uma mulher. Contou, ainda, que os seguranças do bar impediram que ela e os amigos fossem agredidos. “Eu só queria curtir meu carnaval em paz, mas fui agredida e ameaçada de morte. Felizmente a equipe do bar agiu de forma ágil e precisa evitando que esse cara acertasse gente. Poderia ter sido muito pior”, escreveu.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
A Polícia Militar foi acionada mas o grupo fugiu antes da chegada dos agentes. O caso foi registrado na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi). De acordo com a Polícia Civil, a especializada solicitou as imagens de câmeras de segurança do estabelecimento. A vítima, funcionários e testemunhas estão sendo ouvidos.