O oceano e suas misteriosas belezas são o tema da nova exposição fotográfica que estreia no AquaRio. A partir deste sábado (13), visitantes poderão contemplar 68 imagens subaquáticas feitas pelo fotógrafo e documentarista Rodrigo Thomé, na mostra batizada Uma Janela para o Oceano.
+ Circuitos artísticos agitam Lapa e Santa Teresa neste fim de semana
Com 143 metros quadrados de fotos impressas – cliques feitos pelo fotógrafo ao longo de suas expedições pelo mundo -, a exposição é considerada a maior já feita por um único artista sobre os mares. O Aquário Marinho do Rio foi o local escolhido para exibir os registros por ter uma missão em comum com o fotógrafo: conscientizar sobre a importância da conservação da vida marinha.
Feita em parceria com a Unesco e a Década dos Oceanos, a mostra faz parte do projeto EUceano, o qual Thomé capitania ao lado do também documentarista Rodrigo Cebrian. “Eu acredito que a minha missão é abrir janelas que aproximem a humanidade do mar e suas criaturas”, comenta o autor da exposição.
Para Rodrigo Thomé, o distanciamento da humanidade e a falta de conhecimento sobre os mares cria dificuldade em amar e proteger não somente a água, como as vidas que nela habitam. “O meu objetivo é levar o oceano às pessoas, utilizando imagens, vídeos e ações práticas que criem conhecimento, empatia e amor pelo mar”, reitera o artista, que convida o público para uma jornada de autoconhecimento, conexão e empatia.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Praça Muhammad Ali, Gamboa (em frente aos Armazéns 7 e 8 do Porto do Rio). Seg. a dom., 9h/18h. A partir de R$ 99,00. Ingressos pelo site