Com a meta de tornar a cidade a capital dos e-sports no país, a Prefeitura do Rio apresentou na última terça (16) o projeto da primeira arena pública de jogos eletrônicos do Brasil. A nomeada Arena Gamer, com capacidade para cem pessoas, será instalada dentro da Nave do Conhecimento do Engenhão, no Engenho de Dentro, na Zona Norte.
+ Cidade 60+: nova exposição do Museu da República tem jogos e vídeos
O espaço poderá ser usado para pequenas competições e torneios regionais de esportes eletrônicos, com dois times de até cinco jogadores, e como centro de treinamento para novas equipes cariocas. A arena foi também idealizada para se tornar um polo de inclusão e transformação social.
“A nossa aposta é estimular um monte de carioca que está começando a entrar nessa área a ter condições de disputar com qualquer um. A Nave do Conhecimento é isso, ela diminui as desigualdades. O game é uma grande oportunidade de entrar no mundo da tecnologia. É também um enorme potencial educacional e de geração de renda”, ressaltou o prefeito Eduardo Paes.
Haverá ainda um estúdio de transmissão na arena, de onde serão televisionadas e narradas as competições, camarins para os times, área reservada à equipe técnica, telão de transmissão de LED, arquibancada e um piso elevado onde ficarão os competidores.
“Estamos inaugurando esse espaço para dar acesso a competições de games para todas as pessoas, que é algo que já existe em outros lugares, mas não de uma forma pública, gratuita e acessível para todo mundo”, afirmou Tatiana Roque, nome à frente da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, que realiza a iniciativa em parceria com a Coordenação de Games e e-Sports.
+ Como ficará o novo Palácio Capanema, previsto para reabrir em 2024
Para aqueles que não têm contato com esse universo, está prevista a montagem de uma área de simuladores, com experiências imersivas utilizando óculos de realidade virtual. A nostalgia também ganhará espaço no Retro Games, local onde os visitantes poderão ter contato com jogos clássicos que remontam ao início da criação dos jogos eletrônicos.
Além da Arena Games, a Nave do Conhecimento do Engenhão deverá ganhar outros espaços voltados ao desenvolvimento tecnológico. Haverá uma Incubadora de Startups, ambiente que promoverá networking entre diferentes iniciativas; um Coworking, espaço para 15 pessoas onde os funcionários poderão trabalhar e realizar reuniões com clientes; e a NaveLAB, com ferramentas e equipamentos para que as startups criem seus protótipos, como cortadora laser, impressora 3D, e outros.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui