Continua após publicidade

Arraial do Cabo ganha máquinas de espuma e faz nevar na Região dos Lagos

Ação faz parte de iniciativa da Secretaria de Turismo para trazer o espírito natalino para o clima praiano

Por Rodrigo Reichardt*
Atualizado em 14 dez 2022, 18h31 - Publicado em 14 dez 2022, 18h29
Foto mostra máquina que faz espuma imitando neve
Espuma: uma das três máquinas instaladas pela prefeitura na Praia do Cova (Rodrigo Reichardt/Divulgação)
Continua após publicidade

Penduradas em vários postes na Praça do Cova, no bairro Praia dos Anjos, máquinas de espuma ensaboam Arraial do Cabo a partir desta quinta-feira (8). Árvores iluminadas com luzes pisca-pisca e uma casa de telhado vermelho com fila para tirar foto com o Papai Noel também chamam a atenção não só de turistas, como dos próprios moradores. As ações englobam o “Arraial Brilho de Natal”, um projeto da prefeitura para abrir uma nova frente no turismo da cidade.

+ Palace Hotel acende alerta para a preservação do patrimônio cultural

Se depender da Secretaria de Turismo do município, os hemisférios até se invertem: de acordo com a turismóloga Joyce Cardoso, o evento natalino pretende mostrar que basta um esforcinho para que areia e neve se misturem. “É a primeira vez na história do município em que há esse tipo de decoração. Nesse ano, não só trouxemos os mesmos elementos de anos anteriores, como adicionamos novos”, afirma a funcionária da prefeitura. “Na Avenida da Liberdade, um trenó para tirar fotos. Do dia 10 de dezembro a 7 de janeiro, todo sábado vai ter um desfile de Bugres iluminados”, complementa ela. 

“Estamos decorando a cidade toda, de Pernambuca ao Centro. Também fizemos uma parceria com a Associação de Bugueiros de Arraial do Cabo, que vai fazer um roteiro noturno, uma grande novidade”, declara Marcos Simas, secretário de Turismo.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade
Foto mostra carrinho rosa com luzes de Natal decorativas
Natal: fileira de bugres decorados para as festas e prontos para receber turistas (Rodrigo Reichardt/Divulgação)

Deborah Costa, natural do município, só não aproveita mais o clima natalino que sua sobrinha. “Minha sobrinha está amando e não quer ir embora de jeito nenhum. Ela diz que a máquina de fazer espuma parece do filme Frozen. Quer o tempo todo parar lá embaixo. É difícil tirá-la daqui!” Segundo ela, o evento deste ano é incomparavelmente mais bonito e mais cheio que o dos anos anteriores. “Faz muito tempo que a gente não via uma coisa assim. Todo mundo está muito feliz.”

Para Lidia Ferreira dos Santos, lojista em um quiosque de bijuterias artesanais, não é nenhuma surpresa que o clima natalino está sendo do agrado da população. “Essa cidade é só praia, só turismo, mas é isso aqui que dá alegria pro povão!” De acordo com ela, todo mundo está feliz, e ela principalmente: “Já fui correndo tirar foto com o Papai Noel, fiz vídeos com ele, mandei para as minhas netas que estão no Rio… Pra gente isso é uma coisa muito bacana.” 

Continua após a publicidade

+ Arquivo Nacional e os perigos do apagamento da memória

Em opinião compartilhada entre os profissionais do terceiro setor, o comércio local sai fortalecido dessa festividade. Talita do Couto Maurício, funcionária da ‘Tetê Moda, praia e artesanato’, testemunha o aumento no faturamento da loja. “Durante a noite, as pessoas que estavam na praia acabam sendo atraídas para ver as luzes. Querem ver como que está a decoração, mas nunca vão embora sem uma lembrancinha.”

O casal Matheus Soares e Mirelle Mota raramente passa um final de ano sem viajar para a praia. “A gente não aguenta mais ver cachoeira”, exclama aos risos Matheus, natural da cidade de Anápolis, no Goiás. O goiano começou a viajar para a praia aos oito anos e nunca mais parou. “Eu achei o máximo. Não esperava esse clima natalino. A única praia que fica assim é a de Aracaju. Aqui só perde para lá”, conclui ele.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

*Rodrigo Reichardt, estudante de Jornalismo da PUC-Rio, com orientação de professores da universidade e revisão final de Veja Rio.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.