Arraial do Cabo ganha máquinas de espuma e faz nevar na Região dos Lagos
Ação faz parte de iniciativa da Secretaria de Turismo para trazer o espírito natalino para o clima praiano
Penduradas em vários postes na Praça do Cova, no bairro Praia dos Anjos, máquinas de espuma ensaboam Arraial do Cabo a partir desta quinta-feira (8). Árvores iluminadas com luzes pisca-pisca e uma casa de telhado vermelho com fila para tirar foto com o Papai Noel também chamam a atenção não só de turistas, como dos próprios moradores. As ações englobam o “Arraial Brilho de Natal”, um projeto da prefeitura para abrir uma nova frente no turismo da cidade.
+ Palace Hotel acende alerta para a preservação do patrimônio cultural
Se depender da Secretaria de Turismo do município, os hemisférios até se invertem: de acordo com a turismóloga Joyce Cardoso, o evento natalino pretende mostrar que basta um esforcinho para que areia e neve se misturem. “É a primeira vez na história do município em que há esse tipo de decoração. Nesse ano, não só trouxemos os mesmos elementos de anos anteriores, como adicionamos novos”, afirma a funcionária da prefeitura. “Na Avenida da Liberdade, um trenó para tirar fotos. Do dia 10 de dezembro a 7 de janeiro, todo sábado vai ter um desfile de Bugres iluminados”, complementa ela.
“Estamos decorando a cidade toda, de Pernambuca ao Centro. Também fizemos uma parceria com a Associação de Bugueiros de Arraial do Cabo, que vai fazer um roteiro noturno, uma grande novidade”, declara Marcos Simas, secretário de Turismo.
Deborah Costa, natural do município, só não aproveita mais o clima natalino que sua sobrinha. “Minha sobrinha está amando e não quer ir embora de jeito nenhum. Ela diz que a máquina de fazer espuma parece do filme Frozen. Quer o tempo todo parar lá embaixo. É difícil tirá-la daqui!” Segundo ela, o evento deste ano é incomparavelmente mais bonito e mais cheio que o dos anos anteriores. “Faz muito tempo que a gente não via uma coisa assim. Todo mundo está muito feliz.”
Para Lidia Ferreira dos Santos, lojista em um quiosque de bijuterias artesanais, não é nenhuma surpresa que o clima natalino está sendo do agrado da população. “Essa cidade é só praia, só turismo, mas é isso aqui que dá alegria pro povão!” De acordo com ela, todo mundo está feliz, e ela principalmente: “Já fui correndo tirar foto com o Papai Noel, fiz vídeos com ele, mandei para as minhas netas que estão no Rio… Pra gente isso é uma coisa muito bacana.”
+ Arquivo Nacional e os perigos do apagamento da memória
Em opinião compartilhada entre os profissionais do terceiro setor, o comércio local sai fortalecido dessa festividade. Talita do Couto Maurício, funcionária da ‘Tetê Moda, praia e artesanato’, testemunha o aumento no faturamento da loja. “Durante a noite, as pessoas que estavam na praia acabam sendo atraídas para ver as luzes. Querem ver como que está a decoração, mas nunca vão embora sem uma lembrancinha.”
O casal Matheus Soares e Mirelle Mota raramente passa um final de ano sem viajar para a praia. “A gente não aguenta mais ver cachoeira”, exclama aos risos Matheus, natural da cidade de Anápolis, no Goiás. O goiano começou a viajar para a praia aos oito anos e nunca mais parou. “Eu achei o máximo. Não esperava esse clima natalino. A única praia que fica assim é a de Aracaju. Aqui só perde para lá”, conclui ele.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
*Rodrigo Reichardt, estudante de Jornalismo da PUC-Rio, com orientação de professores da universidade e revisão final de Veja Rio.