A Secretaria Estadual de Saúde divulgou que houve uma queda de 40% nos atendimentos de casos de gripe no estado do Rio, em comparação à média de 15 dias atrás. A diminuição registrada nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) também aconteceu entre as crianças, que são um dos grupos de risco para síndromes gripais.
+ De portas abertas: duas novas exposições entram em cartaz no Parque Lage
Foram 3 mil atendimentos na última semana. Entre a semana passada e a retrasada, o estado já havia registrado uma queda de cerca de 25% nos casos de gripe, sendo 21% nos pediátricos. Essa diminuição também aconteceu na capital: na semana passada, a Secretaria Municipal de Saúde anunciou uma queda de 16% nos atendimentos.
Embora a tendência geral seja de diminuição, alguns municípios, no entanto — como Nova Iguaçu, na Baixada, e São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos — tiveram crescimento no número de atendimentos. No momento, a principal preocupação é vacinar a população. Na cidade do Rio, cerca de 61% estão vacinados. Para deter o avanço da nova variante da Influenza, a Secretaria Municipal de Saúde afirma dispõe de estoques suficientes de vacina, e mantém centros de atendimento e testagem de pacientes com síndrome gripal, em diversos pontos da cidade.