Continua após publicidade

Aulas presenciais no Rio são suspensas por decisão da Justiça

Estabelecimentos de ensino estavam autorizados a abrir a partir desta segunda (5) por um novo decreto municipal, após o feriado de dez dias no estado

Por Agência Brasil Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 5 abr 2021, 11h39 - Publicado em 5 abr 2021, 11h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Justiça do Rio determinou a suspensão do retorno das aulas presenciais nas escolas públicas e privadas que funcionam no município. Creches e outros estabelecimentos de ensino estavam autorizados a abrir a partir desta segunda (5), por um decreto municipal, depois do feriado de dez dias no estado.Aulas presenciais no Rio são suspensas por decisão da JustiçaAulas presenciais no Rio são suspensas por decisão da Justiça

    + Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

    A decisão, em caráter liminar, foi tomada pelo Plantão Judiciário no domingo (4), a pedido de um grupo de vereadores e deputados estaduais. O Ministério Público do Rio (MPRJ) se opôs à suspensão.

    A Justiça considerou que o município do Rio está classificado como bandeira roxa (risco muito alto para a Covid-19) e que a taxa de ocupação de leitos de UTI para a doença é considerado “crítico” em todo o estado.

    + Cacique de Ramos vira ponto de vacinação; ‘É lá que eu vou’, diz Paes

    Prefeitura

    O secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, disse que a Prefeitura do Rio ainda não foi notificada formalmente da decisão do plantão judiciário, mas assim que isso ocorrer vai entrar com recurso para tentar alterar a suspensão das aulas na cidade. Ferreirinha disse que conversou com o prefeito Eduardo Paes sobre o assunto e daí veio a decisão do recurso. Ele acrescentou que a Procuradoria do município foi avisada e está reunindo os argumentos necessários.

    Continua após a publicidade

    “Decisão judicial se aceita, se cumpre e podemos recorrer, que é o que faremos. Nossa recomendação às instituições privadas é que também façam isso e respeitem, enquanto uma nova decisão não saia”.

    Continua após a publicidade

    +Covid-19: Rio registra maior número de mortes em um dia desde 2020

    Segundo Ferreirinha, para permitir o funcionamento seguro das escolas no município, a secretaria preparou um protocolo sanitário, que passou por avaliação do comitê científico da prefeitura e que segue práticas mundiais e orientações do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

    “Nós, desde o começo da gestão, fizemos um trabalho muito cuidadoso de elaborar o melhor protocolo sanitário possível, baseado nas melhores práticas mundiais sobre o retorno às aulas, em conformidade com orientações do Unicef, da Unesco. Montamos um comitê científico conduzido pelo prefeito Eduardo Paes e o secretário de Saúde, Daniel Soranz, que validou o protocolo e recomendou a abertura das escolas e que vem dando todo o amparo científico nesse processo”, completou.

    +Novo calendário: confira datas de vacinação para pessoas acima dos 60 anos

    Continua após a publicidade

    O secretário destacou que, neste momento, professores e profissionais que são de grupos de comorbidades e acima de 60 anos estão trabalhando em sistema remoto e não estão sendo expostos. Além disso, nessa etapa, as aulas são apenas para as crianças mais novas, entre 4 e 7 anos em média, que, de acordo com ele, são as que mais precisam do presencial. “São essas escolas que abrimos antes do período mais restritivo e são com elas que estamos planejando voltar”.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de 35,60/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.