Aumento de distúrbios do sono motiva criação de novo tratamento
Terapias são aplicadas na clínica e spa Rituaali, onde houve aumento de 30% das queixas relacionadas ao problema
Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz apontou que 72% dos brasileiros estão sofrendo de distúrbios relacionados ao sono. A condição pode estar ligada a problemas clínicos ou emocionais, e explodiu no cenário pós-pandemia. Na clínica e spa Rituaali, por exemplo, houve aumento de 30% nessa queixa, o que levou ao lançamento de um novo tratamento.
“Depois de uma avaliação individual, são implementadas terapias comportamentais e naturais, práticas de relaxamento, higiene do sono e possíveis intervenções farmacológicas, quando necessário”, explica o diretor-técnico do espaço em Itatiaia, Cássio Prado. A duração do programa tem período mínimo de uma semana (2 000 reais, mais hospedagem), em que são identificados e mudados hábitos que podem atrapalhar a boa relação com o travesseiro.
“O estilo de vida moderno e a exposição prolongada às telas são alguns dos principais fatores que afetam o sono”, alerta o médico. Em casa, a dica é estabelecer uma rotina, criar um ambiente propício, evitar o excesso de cafeína e praticar atividades de relaxamento, como meditação — uma cartilha que costuma render bons sonhos.