A Avenida Presidente Vargas, no Centro, detém o triste título de campeã em acidentes por quilômetro, de acordo com informações do Plano de Segurança Viária da Cidade do Rio (PSV-Rio), anunciado na segunda (25) pelo secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, e o presidente da CET-Rio, Joaquim Dinis.
+ Por que o ex-BBB Diego Alemão foi preso (e solto) na Zona Sul do Rio
Os registros mostram que 20 ruas e avenidas da cidade concentram 38% dos acidentes de trânsito fatais, no período entre 2018 e 2020. Os números do Instituto de Segurança Pública (ISP) consideram o volume de acidentes por quilômetro, portanto, em números absolutos, a Avenida Brasil, com cerca de 60 quilômetros, é a de índice superior, com 14,2% do total.
Em 2022, as vias da cidade registraram um total de 23.971 acidentes em que as vítimas precisaram de atendimento médico, resultando num gasto mensal de cerca de R$ 80 milhões, segundo o secretário municipal de saúde. A meta da prefeitura com o Plano de Segurança Viária é reduzir essas ocorrências em 20% até o final do ano que vem, e chegar a 2030 com uma queda de 50%.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
As 10 vias onde acontecem mais acidentes por quilômetros:
1 – Av. Presidente Vargas
2 – R. Leopoldo Bulhões
3 – Av. Pastor Martin Luther King Júnior
4 – Av. Brasil
5 – Av. Ayrton Senna
6 – Av. Infante Dom Henrique
7 – Av. dos Italianos
8 – Estr. Adhemar Bebiano
9 – Av. Cesário de Melo
10 – Av. Atlântica