Baleia jubarte de 13 toneladas é encontrada morta na Região dos Lagos
Animal estava encalhado na areia da Praia do Boqueirão, em Saquarema. Causa da morte é desconhecida
Uma baleia jubarte pesando aproximadamente 13 toneladas foi encontrada manhã de quinta (9) morta na Praia do Boqueirão, em Saquarema, município da Região dos Lagos do Rio. Segundo a Guarda Ambiental da cidade, que foi acionada ao local, o jovem animal encontrado na areia tinha aproximadamente 1 ano de idade e 8,4 metros de cumprimento.
+ Ação com denúncia de maus-tratos a girafas fica parada por mais de um mês
A Secretaria de Serviços Públicos de Saquarema foi responsável pela remoção e sepultamento do animal, levado para um aterro sanitário. Integrantes do Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores (Maqua/Uerj), também estiveram presentes no local e coletaram material para investigar a causa da morte da baleia.
O deslocamento da espécie é comum entre os meses de junho e agosto – período em que o animal costuma deixar as águas geladas da Antártida em busca de um recanto mais quente, encontrando em Abrolhos, no Sul da Bahia, uma temperatura ideal para se reproduzir. Neste percurso, algumas baleias podem acabar sofrendo desvios e acidentes.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Em 2021, somente no segundo semestre do ano, pelo menos três baleias morreram no litoral do estado. No mês de julho, uma baleia encalhou na praia do Leme, na Zona Sul, e não conseguiu ser resgatada pelos bombeiros. Em agosto, uma jubarte também foi encontrada morta, desta vez em São Conrado, comovendo banhistas da região.
Outra baleia encalhada também foi observada por banhistas em outubro, na praia do Farol, em Arraial do Cabo. Ela chegou a ser devolvida cinco vezes ao mar, mas voltou à areia e acabou não resistindo.