Mesmo com o tempo chuvoso no Rio, as baleias deram as caras no fim de semana e se exibiram aos cariocas e fluminenses que passavam perto da orla. No Arpoador, na Zona Sul carioca, o fotógrafo Bruno Dulcetti conseguiu registrar uma baleia e seu filhote saltando diversas vezes na água. A cena aconteceu no sábado (29).
+ Virou lei: como vai funcionar cadastro obrigatório de cães e gatos no Rio
Os animais são classificados como jubartes, mamíferos que podem pesar até 40 toneladas e atingir 16 metros de comprimento. Na última quinta (27), Bruno havia também registrado uma baleia e seu filhote que nadavam pelo mar de São Conrado, mas da espécie franca — um tipo mais comum na região Sul do Brasil. As imagens aéreas foram publicadas no Instagram do fotógrafo. Veja o vídeo:
Nas últimas semanas, diversas aparições de baleias têm ocorrido no Rio. Os mamíferos também foram flagrados na última sexta (28) em Niterói, na orla de Itaipu, na Região Oceânica. O vídeo feito pela empresária Helena Sá mostra praticantes de canoagem apreciando o momento em meio ao mar. O registro chegou a ser publicado com uma imagem falsa incluída por edição, mas que foi posteriormente apagada.
“O vídeo inicialmente foi publicado com uma edição no início, com trecho de outra baleia em outra praia, há tempos atrás. Este foi espalhado pela Prefeitura de Niterói, que agora reconheceu o erro”, escreveu a página Guia de Niterói, uma das que divulgaram o vídeo editado. Mesmo assim, a filmagem original preserva a magia do momento próximo às baleias.
Entre os meses de junho e setembro, as baleias costumam passar pela orla do Rio ao migrarem do Sul do continente rumo às águas quentes do Nordeste brasileiro, onde se reproduzem. Especialistas recomendam que seja mantida uma distância segura ao observá-las, preservando a saúde humana e dos animais.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui