Continua após publicidade

Um alívio para o público e para a cidade

Prefeitura promete instalar 100 banheiros públicos masculinos até outubro

Por Da Redação
Atualizado em 2 jun 2017, 13h04 - Publicado em 10 jul 2014, 20h28
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Ufa! São apenas três letrinhas, mas expressam bem a sensação do público com a instalação das cem primeiras “Unidades de Fornecimento de Alívio”, um nome criativo para uma necessidade antiga da cidade: banheiros públicos. Foram três anos de pesquisas, em que técnicos da Prefeitura estudaram os modelos utilizados nas principais metrópoles do mundo até chegar ao ideal para o perfil local: fácil de usar e de manter, além de ocupar pouco espaço e ser resistente a atos de vandalismo.

    Durante todo o último ano, foram testados alguns modelos no Largo do Machado, Lapa, Madureira e nas Praças General Osório e Saens Pena, visando ao aperfeiçoamento das estruturas, até que o modelo atual fosse definido. A versão final, que acaba de chegar às ruas, conta com ligação direta à rede de esgoto, tem uma válvula que bloqueia o mau cheiro e não utiliza água corrente, numa proposta ecologicamente correta.

    lagoa.jpg
    lagoa.jpg ()

    Todas as regiões da cidade serão beneficiadas com as UFAs, graças a uma parceria estabelecida com a concessionária Adshell, responsável pelo mobiliário urbano carioca. A empresa investiu cerca de R$ 2 milhões nos equipamentos, confeccionados em aço inoxidável. O primeiro deles foi colocado na Praça Santos Dumont, na Gávea, outros treze já estão em funcionamento em bairros como Jacarepaguá e Lagoa. Os demais devem ser instalados até outubro. A média diária de utilização de cada UFA é de 1.300 pessoas. A manutenção dos equipamentos é realizada pela Comlurb duas vezes por dia. “Considero este um grande legado que podemos deixar para a cidade. A manutenção das UFAs é algo muito simples e a população abraçou o projeto”, comemora o secretário de Conservação e Serviços Públicos, Marcus Belchior

    cinelandia.jpg
    cinelandia.jpg ()

    Secretaria de Conservação já definiu 40% das posições e tem realizado vistorias para escolha dos demais locais em que as UFAs serão colocadas. Na Zona Sul, foram escolhidas as praças Nossa Senhora da Paz (Ipanema), Cardeal Arcoverde (Copacabana) e do Russel (Glória). Na Lagoa, estão definidos quatro pontos: nos parques dos Patins e das Taboas, no Corte do Cantagalo e próximo ao Parque da Catacumba. Santa Teresa terá a sua no Largo dos Guimarães, enquanto o Centro vai contar com os equipamentos na Cinelândia, no Aeroporto Santos Dumont, na Avenida Treze de Maio e nas praças da Cruz Vermelha e do Mascate. Serão ainda outras seis UFAs na Zona Oeste e onze na Zona Norte. Até a Ilha de Paquetá será atendida, com a instalação prevista de quatro equipamentos.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de 35,60/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.