Mesmo com as dificuldades financeiras agravadas pela pandemia no último ano, o mercado imobiliário no Rio voltou a fervilhar com o lançamento de novos empreendimentos e o aumento da procura por uma nova casa.
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Segundo o balanço do Sindicato da Habitação (Secovi Rio), de janeiro a agosto de 2021, houve crescimento de 59,9% nas vendas residenciais na cidade em relação ao mesmo período em 2020. A área com o maior número de transações foi a Zona Oeste, com destaque para a Barra da Tijuca — apesar de controversa em relação às preferências dos cariocas, até o mês de agosto, foram comercializados quase 3 000 imóveis na região.
De acordo com um levantamento do Apto, site que conecta novos empreendimentos novos a possíveis compradores, o bairro é um dos três mais digitados na barra de busca na hora de escolher um lar. A localidade concentra imóveis amplos, com áreas de lazer espaçosas e varanda, por exemplo, itens que passaram a ser bastante procurados desde o começo da pandemia.
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Outro espaço que atualmente ocupa este ranking é o Centro do Rio. Segundo o Apto, a área é muito desejada por investidores, sendo uma boa opção para lançamentos de apartamentos modernos e com tamanhos mais compactos. A região, inclusive, se tornou alvo da prefeitura para atrair novos moradores, com o lançamento neste ano do Reviver Centro, projeto que propõe a criação de incentivos para a recuperação financeira e urbanística do local.
Segundo o CEO do Apto, Alex Frachetta, no último ano, o mercado também apostou no lançamento de empreendimentos mais econômicos. Entre as áreas com preços mais acessíveis, o bairro que se destaca é Del Castilho, na Zona Norte, que tem recebido imóveis do programa de financiamento Casa Verde e Amarela com bastante sucesso em vendas.
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Juntos, os três locais representam 36% do total das pesquisas realizadas na plataforma. O balanço ainda revela os diferenciais mais cobiçados pelos cariocas: alto padrão de acabamento, ampla área de lazer, varanda gourmet com churrasqueira, aquecimento de água por meio de placas solares e proximidade do trem ou metrô – quesitos que refletem bem grande parte dos empreendimentos da Barra da Tijuca, destacando a região.
E as buscas por imóveis têm sido cada vez mais convertidas em vendas, segundo o Apto. “A taxa de conversão superou 2020, atingindo um aumento de 70% em 2021. Ou seja, os usuários que acessaram a nossa plataforma estavam mais engajados na busca e em encontrar um apartamento de fato”, ressalta Alex Franchetta.
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