A Biblioteca Parque Estadual (BPE), no Centro, acaba de receber a Certificação LEED OURO, selo ambiental conquistado pela primeira vez por uma biblioteca no Brasil e apenas pela segunda vez por uma biblioteca na América Latina.
A Certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) atesta a sustentabilidade do empreendimento e garante que tanto o projeto quanto a obra foram realizados visando o baixo impacto ambiental. Entre as tecnologias utilizadas no prédio estão painéis fotovoltaicos, que produzem energia elétrica proveniente de fontes renováveis e geram uma economia de energia de 50.000 megawatts por ano; vidros duplos de proteção solar, que reduzem em até 52% a entrada de calor no edifício; um sistema de reaproveitamento de água da chuva, que é utilizada na irrigação e nas descargas; e mais de 2.000 metros quadrados de telhados verdes, que contribuem para maior conforto térmico.
+ Farta programação infantil incentiva a visitação à Biblioteca Parque Estadual
Reinaugurada em março de 2014, a biblioteca passou por quatro anos de reforma e hoje abriga um acervo de mais de 200 mil livros e conta com uma intensa programação cultural. Confira alguns destaques:
Melodia e Meia – quartas, às 12h30
Idealizado pelos músicos Quito Pedrosa e Bruno Migliari, o projeto leva para o espaço vários estilos musicais no horário do almoço. Nesta quarta (17), o som fica por conta da cantora Beatrice Mason, com o projeto Tributo Nick Drake.
Nos trilhos da música – domingos, às 13h
Durante 15 domingos, grupos formados por alunos e colaboradores da Escola de Música Villa-Lobos convidam o público a embarcar em uma viagem sonora. Inspirado em uma das mais famosas composições de Heitor Villa-Lobos, o Trenzinho Caipira, o projeto interpreta diferentes gêneros musicais. Neste domingo (21), é a vez do Coro de Câmara de Adolescentes, com repertório natalino.
A Biblioteca Parque Estadual (BPE) fica na Avenida Presidente Vargas, 1.261, Centro.
+ Programa de bibliotecas instaladas em favelas e áreas degradadas melhora a vida dos seus moradores