Continua após publicidade

Biblioteca Parque ganhará mural em homenagem à Semana de Arte de 1922

Painel com cerca de 800 quilômetros quadrados foi idealizado por artistas do Coletivo MUDA, à convite do projeto de urbanismo tático Rua Walls

Por Luiza Maia
Atualizado em 27 jan 2022, 16h18 - Publicado em 27 jan 2022, 16h17
Foto mostra área externa da Biblioteca Parque pintada com cores e formas geométricas
Mural: pintura remete ao deslocamento constante da Avenida Presidente Vargas, onde a Biblioteca está localizada (Coletivo MUDA/Divulgação)
Continua após publicidade

Em homenagem ao centenário da Semana de Arte Moderna de 22, a Biblioteca Parque Estadual, no Centro, ganhará um novo colorido. Um mural na área externa, com aproximadamente 800 metros quadrados, começou a ser pintado no início desta semana. O painel foi desenvolvido por artistas contemporâneos do Coletivo MUDA à convite do projeto de urbanismo tático Rua Walls, com patrocínio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

+ Com venda da sede do Museu de Arte Naif do Rio, 6000 obras estão sem destino

Formado pelos designers Bruna Vieira e João Tolentino, e pelos arquitetos Diego Uribbe, Duke Capellão e Rodrigo Kalache, o coletivo artístico atua há 12 anos e é reconhecido pelas experimentações gráficas com estética geométrica e abstrata em revestimentos clássicos, como o azulejo.

Compartilhe essa matéria via:

A intenção do grupo com o mural é buscar a integração entre o prédio, situado na agitada Avenida Presidente Vargas, e as pessoas que passam pela região. “Nós queremos fazer uma intervenção que fale desse deslocamento. Por isso, criaremos um painel cinético que se transforma à medida que o observador vai percorrendo pela arte”, explica o arquiteto Rodrigo Kalache.

Continua após a publicidade

+ Apenas 60% das crianças de 11 anos foram vacinadas no Rio

À frente também do projeto, o Rua Walls foi responsável pela entrega em 2021 de 22 novos painéis de grafite na Zona Portuária, espalhados por 1,5 quilômetro da Avenida Rodrigues Alves. “Nosso objetivo é colorir cada vez mais a cidade, muito conhecida por suas belezas naturais, e que agora ganha cada vez mais espaço na cena da arte mais democrática do mundo, a arte urbana”, diz Caique Torrezão, um dos realizadores do projeto.

Foto mostra fachada da biblioteca parque sendo pintada
Arte urbana: cores e formas geométricas invadem a fachada (Beatriz Gimenes/Divulgação)
Continua após a publicidade

Realizada em São Paulo entre os dias 11 e 18 de fevereiro, a Semana de 22 foi um histórico evento que marcou o início do Modernismo Brasileiro (1922-1960). Grandes nomes da cena artística do país marcaram presença na ocasião, como Oswald de Andrade, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Mário de Andrade, Heitor Villa-Lobos e outros.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.