Continua após publicidade

Biblioteca do Rio é eleita uma das dez mais bonitas do mundo

Real Gabinete Português de Leitura ganha destaque entre endereços como a Biblioteca Pública de Nova Iorque e da Trinity College, em Dublin

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 30 jan 2023, 20h02 - Publicado em 30 jan 2023, 13h11
Real Gabinete Português de Leitura: são mais de 350 000 livros no acervo, que remontam a história do Brasil e de Portugal (Rafael Catarcione/Riotur)
Continua após publicidade

Um verdereiro tesouro localizado no Centro do Rio, o Real Gabinete Português de Leitura costuma surpreender os visitantes com estantes gigantescas cheias de obras raras e elementos da arquitetura portuguesa. Não à toa, a biblioteca figura em várias listas como uma das bibliotecas mais bonitas do mundo. Mais recentemente, ela entrou no top 10 eleito pela Civitatis, agência que promove excursões e visitas guiadas pelo mundo todo.

+ Tudo em cima no verão: os rooftops imperdíveis em sabor e visual

Construído no século XIX, o gabinete é destacado por ser um dos principais exemplos do estilo arquitetônico neomanuelino, que resgata o estilo gótico-renascentista que se popularizou durante o reinado de Manuel I em Portugal. Com mais de 350 000 livros e 185 anos de história, a biblioteca possui o maior acervo de obras lusitanas fora de Portugal.

Compartilhe essa matéria via:

Neste ranking das mais bonitas do mundo, também estão a antiga biblioteca da Trinity College, em Dublin, na Irlanda; a biblioteca da Abadia de Admont, na Áustria; a Biblioteca Pública de Nova Iorque, nos Estados Unidos; a Biblioteca Pública de Stuttgart, na Alemanha; a Nacional da Áustria, em Viena; entre outras.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Vale lembrar que o Real Gabinete Português de Leitura foi também eleito em 2014 uma das bibliotecas mais bonitas do mundo pela revista Time. O edifício apareceu em quarto lugar na lista, atrás somente da George Peabody Library, da universidade Johns Hopkins, em Baltimore, nos Estados Unidos; da Biblioteca Real de Copenhague, na Dinamarca; e da Clementinum, em Praga, na República Tcheca.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.