Um verdereiro tesouro localizado no Centro do Rio, o Real Gabinete Português de Leitura costuma surpreender os visitantes com estantes gigantescas cheias de obras raras e elementos da arquitetura portuguesa. Não à toa, a biblioteca figura em várias listas como uma das bibliotecas mais bonitas do mundo. Mais recentemente, ela entrou no top 10 eleito pela Civitatis, agência que promove excursões e visitas guiadas pelo mundo todo.
+ Tudo em cima no verão: os rooftops imperdíveis em sabor e visual
Construído no século XIX, o gabinete é destacado por ser um dos principais exemplos do estilo arquitetônico neomanuelino, que resgata o estilo gótico-renascentista que se popularizou durante o reinado de Manuel I em Portugal. Com mais de 350 000 livros e 185 anos de história, a biblioteca possui o maior acervo de obras lusitanas fora de Portugal.
Neste ranking das mais bonitas do mundo, também estão a antiga biblioteca da Trinity College, em Dublin, na Irlanda; a biblioteca da Abadia de Admont, na Áustria; a Biblioteca Pública de Nova Iorque, nos Estados Unidos; a Biblioteca Pública de Stuttgart, na Alemanha; a Nacional da Áustria, em Viena; entre outras.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Vale lembrar que o Real Gabinete Português de Leitura foi também eleito em 2014 uma das bibliotecas mais bonitas do mundo pela revista Time. O edifício apareceu em quarto lugar na lista, atrás somente da George Peabody Library, da universidade Johns Hopkins, em Baltimore, nos Estados Unidos; da Biblioteca Real de Copenhague, na Dinamarca; e da Clementinum, em Praga, na República Tcheca.