Não é só nas redes sociais que o ex-governador Sérgio Cabral anda “trabalhando”. Após passar seis anos preso sob a suspeita de comandar uma organização criminosa que fraudava licitações e cobrava propina de empreiteiras, o político está dando as cartas nos bastidores da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). Segundo o colunista Sidney Resende, do jornal O Dia, seu grupo político dentro da Alerj já até ganhou o apelido de “bonde do Cabral”.
+ Virou lei: prédios residenciais do Rio não podem ter “elevador de serviço”
“O filho, Marco Antonio, ex-deputado federal, foi nomeado para o Departamento de Arquivo, mas dedica tempo ‘despachando’ com empresários. A primeira esposa, Susana Neves Cabral, é assessora com salário de mais de R$ 10 mil. A mãe, Magaly Oliveira Cabral Santos, continua nos quadros. Pedro Ramos de Miranda, que foi assessor pessoal do ex-governador quando estourou o escândalo das joalherias, é Assistente III. Walter Luiz Pinto de Oliveira tornou-se Diretor de Departamento, e, dizem, por causa dos bons serviços quando foi coordenador da campanha de rua de Cabral. Rafael Thompson, Chefe de Gabinete de Rodrigo Bacelar, é uma estrela em ascensão. Sergio Ruy Barbosa, que foi secretário de Estado, é atualmente Auxiliar da Comissão de Orçamento”, enumerou o colunista no Informe do Dia.
Em fevereiro deste ano, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) avaliou que a sua prisão preventiva de Cabral, que deveria ser temporária, já se estendia. Inicialmente ele foi solto e e colocado em prisão domiciliar. Depois, a prisão domiciliar foi substituída por medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica. De lá para cá, o ex-governador abriu uma conta pessoal no Instagram e, na primeira postagem, disse a que veio: “Hoje começamos um relacionamento aqui pelo Instagram. Minha intenção é passar para vocês, um pouco da minha história nos mais de 30 anos de vida pública e também falar sobre a experiência dos seis anos e um mês de prisão. Espero que vocês gostem e que seja uma troca positiva”. Ali compartilha seu dia a dia, com vídeos fazendo exercícios, por exemplo.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
E, aos poucos, vem retomando rotinas. Retomou o namoro com a produtora Carul Passos, que estaria morando com ele; voltou a frequentar restaurantes, como o Casa Porto (cujos donos deram um banho de sal grosso no estabelecimento após sua saída) e chegou a ter seu nome cotado para ser candidato à presidência do Vasco da Gama, seu clube de coração.